quinta-feira, 7 de junho de 2012

MÓD. 15 - Aula 02 (26/05)

E hoje partimos para a segunda aula do Módulo 15, foi uma aula bem visual com uma série de vídeos sobre software , hardware e ergonomia.
Sendo eles: (clique nos links para assistir os vídeos)












Temas vistos em sala:

O que é internet:


A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim é um processo da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet). Todos os computadores que entendem essa linguagem são capazes de trocar informações entre si. Assim podem se conectar máquinas de diferentes tipos, sejam eles PC's, Mac's e Unix.
        A Internet é organizada na forma de uma teia. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional, basta conectar-se a um computador ligado à Internet em sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino. São máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, conhecidas como servidores, controladas por universidades, empresas e órgãos do Governo.



O que é navegador de internet:


O termo navegador vem de navegar e desde o início da internet acessar  e visitar os sites ficou conceituado como navegar na internet. Para navegar é necessário um navegador, ou seja, um meio para navegar. Portanto navegador de internet é um programa que permite você acessar e navegar entre as páginas de um ou mais sites.



Páginas da Internet:


Uma página web ou página de internet, também conhecida pelo equivalente inglês webpage, web page, website ou web site, é uma "página" na World Wide Web, geralmente em formato HTML e com conexão de links que permitem a navegação de uma página para outra. As páginas geralmente são criadas, construídas e desenvolvidas por empresas voltadas para o ramo de "criação e construção de sites". Tais páginas usam com frequência arquivos e imagens associados para fins de design. Uma página web ou página de internet é apresentada e renderizada graças ao navegador, ou browser, e pode ser construída de forma a conter diversos tipos de arquivos e formatos diferenciados.



Home Page:


Página de entrada ou página principal de um website. É nesta página que estão os links para as demais páginas do website.


Site:


Um site ou sítio é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web.

As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site.


Servidor Web:


Um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens, etc.); Um computador que executa um programa que provê a funcionalidade descrita acima.



Além desses itens supracitados, vimos sobre:  como fazer uma pesquisa na internet, correio eletrônico, cliente de e-mail e web e-mail. 


 E sábado que vem damos sequência a nossa aula, até lá... bjimmm

Nenhum comentário:

Postar um comentário