quarta-feira, 6 de junho de 2012

MÓD. 15 - Aula 01 (19/05)


E nesse sábado dia 19 de Maio, demos início a mais um Módulo do Curso Profuncionário. Começamos o Módulo 15 – Informática aplicada à educação, vendo sobre os conceitos de informática e fazendo uma leitura das páginas 36 e 37.


Logo em seguida assistimos ao vídeo denominado “O uso das tecnologias em sala de aula “.



Após assistirmos o vídeo debatemos como incorporar a tecnologia na sala de aula e a classificação da utilização do computador na educação que pode ser:
•  Por disciplina: nessa modalidade, os professores utilizam
os computadores como reforço, complementação ou sensibilização para os conteúdos abordados em sala de aula,
em sua disciplina específica, de forma isolada.
•  Projetos educacionais: nesse enfoque, a utilização da informática acontece de forma integrada entre as várias disciplinas no desenvolvimento de propostas de projetos. O
modo de utilização do ambiente de informática também é uma questão a ser discutida. A problemática levantada é: o professor precisa cumprir uma grade horária mínima no ambiente de informática ou deve utilizá-lo quando necessitar e tiver algum interesse? Com base nesse questionamento, a utilização dos ambientes de informática pode ser classificada de duas maneiras:
•  Sistematizada: quando os horários são definidos previamente, durante o planejamento das aulas. O coordenador designa o momento, no ambiente de informática, para cada professor, que pode ser semanal ou quinzenal, por exemplo. Essa modalidade é recomendada quando a escola está iniciando seu processo de implantação de informática na educação, sendo uma forma de ajudar o professor a vencer suas resistências e seus medos em relação à utilização do
computador.

UNIDADE 2 – O uso do computador na escola como recurso pedagógico
I M P O R T A N T E
•  Não-sistematizada: o uso do ambiente d e informática é livre e depende do interesse e da necessidade do professor, que agenda seu horário. Essa forma de utilização do ambiente de informática é indicada quando a escola possui professores em estágio avançado de integração tecnológica. Porém, na prática, essa modalidade tende a deixar o ambiente de informática ocioso pela pouca utilização dos professores. O desenvolvimento de um plano de aula com tecnologia requer maior pesquisa, versatilidade, criatividade e tempo do professor, fatores que têm motivado a ausência dos professores nos ambientes de informática.

Há, ainda, algumas considerações gerais a respeito da utilização dos ambientes de informática nas escolas:
• A impressão dos trabalhos é uma das atividades que mais motivam os alunos. Se possível, procure sempre imprimir os trabalhos por eles desenvolvidos.
• Os alunos devem aprender a ligar e desligar o computador.
Ligando e desligando o computador, os alunos entenderão melhor o processo de inicialização da máquina.
• Os alunos devem iniciar todos os programas que serão utilizados durante a aula. Por isso, evite deixá-los prontos para uso. Os alunos precisam lidar com o computador de forma  natural e sem medo.
• Cada aluno ou equipe deve ter um disquete, CD ou pendrive para copiar seus trabalhos.
• Os momentos nos laboratórios de informática devem conter muitas atividades práticas. Deve-se evitar momentos de explanação muito longos.
• No ambiente de informática, devem existir mesas e cadeiras para a realização de outras atividades que não as elaboradas no próprio computador. Essa é também uma boa estratégia a ser adotada quando a escola não possui computadores suficientes para todos os alunos de uma mesma turma.São várias as situações positivas proporcionadas pelo uso da
informática no ambiente educacional, que variam de acordo com a proposta utilizada em cada caso e com a dedicação dos profissionais envolvidos:
• Os alunos ganham autonomia nos trabalhos, podendo desenvolver boa parte das atividades sozinhos, de acordo com suas características pessoais, atendendo de forma mais nítida ao aprendizado individualizado.
• Em função da gama de ferramentas disponíveis nos softwares, os alunos, além de ficarem mais motivados, também se tornam mais criativos.
• A curiosidade é outro elemento bastante aguçado com a informática, visto ser ilimitado o que se pode aprender e pesquisar com os softwares e sítios da internet disponíveis.
• Os ambientes tornam-se mais dinâmicos e ativos.
•  Alunos com dificuldade de concentração tornam-se mais
concentrados.
• Esses ambientes favorecem uma nova socialização que, às
vezes, não é conseguida nos ambientes tradicionais. Os alunos que se sobressaem pelo uso da tecnologia costumam ajudar aqueles com dificuldades. As aulas expositivas perdem espaços para os trabalhos corporativos e práticos.
• A informática passa a estimular o aprendizado de novas línguas, sendo uma forma de comunicação voltada para a realidade da globalização.
• Além de a escola direcionar as fontes de pesquisas para os recursos já existentes, como livros, enciclopédias, revistas, jornais e vídeos, pode-se optar por mais uma fonte de aprendizagem: o computador.
• A informática contribui para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e de estrutura lógica do pensamento. É importante que as aulas no ambiente de informática sejam planejadas, assim como aquelas ministradas no ambiente de sala de aula. No planejamento dessas aulas, é preciso ter atenção para os seguintes aspectos:
• No planejamento de aulas, deverão ser descritos: os objetivos a serem atingidos, os conteúdos a serem abordados, a estratégia a ser utilizada e os recursos necessários. Nesse
momento, é indicado o software a ser utilizado e, por fim, qual critério de avaliação será usado.
• Deve-se sempre ter, como ponto de partida, a prévia experiência do aluno e suas relações cotidianas. Dessa forma, o enfoque deve ser orientado para atividades significativas.
• As aulas deverão ser desafiadoras, com problemas a serem resolvidos. Devem-se evitar as aulas mecânicas, em que o aluno repete passos, mas não associa o aprendizado.
• Os planejamentos devem ser realizados em equipe com os demais professores da escola, envolvendo, também, os técnicos em multimeios didáticos. Dessa forma, a utilização da informática torna-se mais ampla e dinâmica.
• Devem ser previstas práticas sociais da informática nos planos de aula, sempre relacionando as ferramentas com as mudanças sociais.


Ainda vinculados nesse contexto assistimos a mais 5 vídeos (clique nos links para assistir os vídeos): 







Por hoje é só... bjimmm e até a próxima aula.


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