sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MÓD. 12 - Aula 01 (19/11)


Oiii meus queridos... tudo bem com “vos misseis” ???...rs...  Na aula de hoje saímos um pouco do cronograma e iniciamos o Módulo 12: Biblioteca Escolar, mas como nem tudo é perfeito.. rs... vamos ver o Módulo 11 em outra oportunidade.
O Módulo 12 tem como objetivo ampliar o conhecimento dos funcionários da educação a respeito da Biblioteca escolar, para que possam atuar no processo pedagógico da escola contribuindo para a promoção e democratização da leitura.
Para dar início a primeira unidade do módulo (Breve Histórico da escrita, da leitura e do livro), assistimos um vídeo denominado:  A História da Palavra Escrita, cujo qual fala sobre o nascimento da escrita.
Segue vídeo:







Logo após, o tutor solicitou que registrássemos no memorial os pictogramas que são mais usados no nosso cotidiano.
   
Pictograma é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de ilustrações. Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias são transmitidas através de desenhos. Isso é a base da escrita cuneiforme e dos hieróglifos.
Os mais usados são:

Placas de trânsito














Placas indicativas/informativas




Emoticons























Após assistimos outro vídeo sobre a história do livro.


Seguido de outro vídeo que é uma sátira (Book – A Invenção do século).






Partindo para a parte mais teórica, foi comentado sobre os tipos de biblioteca e como se dever organizar uma biblioteca:
 Espaço físico: o ideal é que as instalações da biblioteca fossem abrigadas em um prédio próprio, projetado para esse fim, em local de pouco barulho e de fácil acesso às pessoas.
Imobiliário:  o ideal é que a biblioteca escolar tenha dois tipos de mesas.  Algumas grandes para estudos em grupos e outras para o estudo individual. Elas devem estar de preferência distantes umas das outras, pois quando estamos em grupo a nossa tendência é fazer mais barulho. Agora, se a biblioteca atende também um público infantil, o mobiliário deve ser colorido, alegre e adequado às condições físicas da criança.
Sinalização: Uma boa sinalização não só traz facilidades de interação com o usuário como também demonstra uma boa organização administrativa da biblioteca. Esse aspecto deve ser observado independentemente de sua tipologia, do espaço físico disponível e dos serviços oferecidos à comunidade.
Horário de atendimento: o ideal seria se as bibliotecas funcionassem período integral , onde a comunidade pudesse aproveitar a hora do almoço para desfrutar de uma boa leitura, permanecesse  aberta no período de férias escolares, nos fins de semana, para que fosse aproveitada como mais uma forma de lazer. (De fato seria maravilhoso, porém nossa realidade é outra).

E para finalizar o momento “cinema” da aula, assistimos uma reportagem do Globo Universidade sobre biblioteconomia.
Segue reportagem:







E para finalizar a aula, deixamos tudo certo para o nosso próximo encontro que vai ser na Biblioteca Pública do Paraná (que alegria, já estava sentido falta das aulas de campo)... bjimmmm  e até sábado que vem às 9:30 (em ponto) na B.P.P................ fui-me... rs... inté... J

Nenhum comentário:

Postar um comentário