sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MÓD. 10 - Aula 03 (29/10)

Olá !!!... e para surpresa de todos, hoje tivemos a nossa aula na mesma sala!!!  :óhhhhhhh.... rs.. isso é raro... kkk. Bom, o tema da aula foi : Comunicação, mídia e história , iniciamos falando sobre a Era Digital.
A televisão digital no  remete à implementação do sistema digital de televisão no Brasil que, entre 2006 e 2007, se definiu de maneira significativa, apesar das polêmicas quanto ao padrão adotado e alguns impasses ainda pendentes.
A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, às 21h20, na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo. A solenidade reuniu mais de 2000 pessoas e contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e de grandes empresários do setor.


Após o vídeo começamos a indagar como que o homem aprendeu a falar se ninguém falava antes? Quem teria lhe ensinado?

Bom, acredita-se que o homem aprendeu a falar cozinho, pois não se sabe ao certo como isso aconteceu. Na medida em que sons e gestos se enquadravam em certas ocasiões passam a compartilhar entre todos que viviam juntos, assim passavam a se expressar/ comunicar.
Ainda neste contexto passamos a discutir sobre a Arte Rupestre.
A arte rupestre é uma importante fonte de informações que nos relata sobre o tempo e os costumes de alguns grupos humanos, esses desenhos fazem parte das primeiras manifestações simbólicas, artísticas e culturais do homem. Nesta época o homem se comunicava por gestos, sons, fala e desenhos.

Diante disso fomos colocados em prova, o tutor pediu para que a turma fizesse grupos e estes passassem alguma mensagem sem utilizar a fala, apenas gestos e objetos, ou seja, signos. Essa atividade nos serviu como um momento de distração, e como sempre disse nas minhas postagens: gosto de aulas dinâmicas em que haja uma interação entre conteúdo e cursista, fugir do método tradicional é um ponto positivo na aprendizagem.  

E como ultima atividade do dia, realizamos o pratique da apostila que sugeria para lermos um editorial de algum jornal e opinar sobre as informações, para a realização de tal tarefa assistimos ao vídeo sobre o “incidente” ocorrido na USP.

Segue vídeo.



Nossa equipe, primeiro questionou a entrada da PM na USP, que até segunda ordem deve ter uma maneira própria de fazer a segurança do local, mas devido ao grande número de crimes ocorridos no campus, a universidade fez uma acordo com a PM, ficando a mesma autorizada a fazer a segurança do local. Achamos certa a atitude da PM de prender os estudantes, porém essa atitude revoltou os estudantes resultando no conflito visto a cima. Tendo em vista que a policia tem o dever de fazer cumprir a lei e que a mesma lei toma como ilegal o uso de drogas, me minha opinião foi correta a atitude da policia, que agiu revidando o protesto dos estudantes. 

À todos um forte abraço e até a próxima aula....

Nenhum comentário:

Postar um comentário