domingo, 6 de novembro de 2011

MÓD. 10 - Aula 02 (22/10)

E depois de um feriado “mara”  aqui estamos para mais um dia de aula, e adivinhem... mudamos de sala novamente, lá vamos nós para mais um tur no Colégio Guimarães.
Nossa aula de hoje foi voltada a Comunicação, mídia e linguagens  ainda neste contexto, vimos e discutimos sobre semiótica e signos.
A comunicação pode acontecer com apenas uma ou com muitas linguagens envolvidas. Quando estão envolvidas mais de uma linguagem, a comunicação pode envolver tradução de signos de uma linguagem para outra. Por exemplo, pode-se construir o significado de um desenho falando sobre ele, assim como se pode construir o significado de uma frase escrita desenhando. Enfim, é possível expressar-se, representar o mundo e dialogar com outros através de linguagens diversas.

Podemos destacar dois grandes nomes associados à semiótica:




Peirce (1839-1914)

Filósofo norte- americiano, considerado iniciador do pragmatismo.










Saussure (1875- 1913)

Linguista e semiólogo suíço, é considerado o pai da teoria estruturalista da linguagem.




Depois de um estudo mais detalhado sobre a semiótica e signos, assistimos um trecho do filme Matrix, que trás em seu enredo todo esse contexto de tecnologia. Diante disso eu e minha colega Agatha respondemos a seguinte questão:



Pense onde o homem pode chegar com o avanço das tecnologias da informação e da comunicação.



Como somos pessoas que não economizamos na imaginação, chegamos ao fim da humanidade. Calma, posso explicar, nem tudo pode ser tão trágico assim, mas como com a tecnologia tudo está mais acessível sem nem ao menos precisarmos sair de casa, analisamos que passaremos a nos comunicar com máquinas ou por elas, o convívio, o toque a interação vai ficar obsoleta, levando assim as pessoas ao isolamento.  



E para fechar mais um dia de aula ai vai um pequeno vídeo que assistimos de uma apresentação da LG Options... Millllll beijos à todos... e “fui-me”... kkk


Nenhum comentário:

Postar um comentário