quarta-feira, 11 de maio de 2011

MÓD. 05 - Aula 03 (30/04)

         Neste sábado, a nossa aula foi destinada à estruturação do trabalho a ser apresentado no dia 14 de Maio. Como já comentado na postagem anterior, ficamos com o professor e filosofo John Dewey. Logo após os acertos com o grupo, fizemos uma dinâmica com as estagiárias, cujo qual nos entrosou e nos fez pensar como agimos: se somos egoístas ou companheiros, se estamos preocupados apenas em cumprir a nossa tarefa ou se estamos dispostos a cooperar uns com os outros.


    Dia Mundial do Trabalho.

         O dia 1º de Maio de 1886 em Chicago foi marcado pela luta da classe operária, que reivindicava melhores condições de trabalho e redução da carga horária de 13 horas para 8 horas de trabalho. Durante esse dia, vários trabalhadores, saíram às ruas em passeatas pacíficas, fazendo manifestações e discursos. A movimentação durou até o dia 4, onde ao final da manifestação um grupo de policiais atacou os manifestantes. A repressão foi aumentando até que decretou-se “Estado de Sítio”. Os líderes do movimentol Parsons, Engel, Fischer, Lingg, Spies foram condenados à morte na forca; Fieldem e Schwab, à prisão perpétua e Neeb a quinze anos de prisão.

Spies fez a sua última defesa:
"Se com o nosso enforcamento vocês pensam em destruir o movimento operário - este movimento de milhões de seres humilhados, que sofrem na pobreza e na miséria, esperam a redenção – se esta é sua opinião, enforquem-nos. Aqui terão apagado uma faísca, mas lá e acolá, atrás e na frente de vocês, em todas as partes, as chamas crescerão. É um fogo subterrâneo e vocês não poderão apagá-lo!"
 Parsons também fez um discurso: 
"Arrebenta a tua necessidade e o teu medo de ser escravo, o pão é a liberdade, a liberdade é o pão". Fez um relato da ação dos trabalhadores, desmascarando a farsa dos patrões com minúcias e falou de seus ideais: 
"A propriedade das máquinas como privilégio de uns poucos é o que combatemos, o monopólio das mesmas, eis aquilo contra o que lutamos. Nós desejamos que todas as forças da natureza, que todas as forças sociais, que essa força gigantesca, produto do trabalho e da inteligência das gerações passadas, sejam postas à disposição do homem, submetidas ao homem para sempre. Este e não outro é o objetivo do socialismo".

Mais tarde em 1889 um Congresso Socialista em Paris, decretou o do dia 1º Maio como Dia Mundial do trabalho, em homenagem à greve geral de 1886.
Reflexão:
 Passados apenas 125 anos desse dia, que se trata de um dia de luto e de luta, essa data passou a ser vista para maioria dos trabalhadores, simplesmente como um dia de descanso, mais um feriado no calendário ou como o dia do reajuste salarial. Na realidade, não é só o dia 1º de maio que caiu no esquecimento de seu verdadeiro significado, e sim todos os feriado importantes, como 21 de Abril, 7 de setembro, 15 Novembro... São datas em que pessoas lutaram e morreram por ideais que nem chegaram a usufruir, e nós detentores desses direitos adquiridos por eles, não damos o devido valor e ainda nos chateamos quando um feriado “cai” no domingo. Paramos para analisar se essa luta dependesse de nós, com esse mundo individualista de atitudes isoladas, haveria alguém disposto a dar a vida por um ideal que nem chegaria a desfrutar? Acho que não é difícil de responder essa pergunta, se nem um momento de reflexão dispomos a esse momento, imagine a vida!

Beijos e até sábado que vem....... na aldeia....rs.... ☺☺☺☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário