terça-feira, 26 de abril de 2011

MÓD. 05 - Aula 02 (16/04)

    Neste sábado iniciamos a aula com uma “chamada na chincha” do Helton para aqueles alunos que estão devendo atividades... logo após a “lavadinha” (que diga-se de passagem, não foi para mim J), assistimos ao vídeo do módulo 05 – Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação do autor Ricardo Gonçalves Pacheco, onde tem como principal objetivo entender a sociedade do passado para compreender o hoje. Segue link do vídeo assistido em aula:
     Logo após assistimos à um outro vídeo, denominado a Ilha das Flores, onde fizemos uma análise sobre a pobreza, a fome e a exclusão social.


     Com o objetivo de realizarmos um trabalho (anúncio televisivo), Helton fez um sorteio para formar os trios e para a escolha do tema, ficamos com o professor de filosofia John Dewey e para fins de incrementar o memorial deveríamos escolher um pratique ou reflexão sobre o tema sorteado e responder.


     Escolhi o pratique da página 45 que diz o seguinte: faça uma pesquisa sobre Anísio Teixeira, suas principais idéias e sua contribuição para a educação brasileira.
Anísio Teixeira, sem dúvidas, foi um grande educador com suas concepções para pensar a educação brasileira. Sua experiência de vida é vasta, onde tomaria aqui páginas e páginas sobre a sua trajetória. Falando resumidamente sobre o seu papel na educação, segue uma pequena síntese (mas com grande valia educacional) sobre a sua tese:

     Anísio Spínola Teixeira nasceu em Caetité, sertão da Bahia, em 12 de julho de 1900. Em 1928, ingressou na Universidade de Columbia, em Nova York, onde obteve o título de mestre e conheceu o educador John Dewey que exerceu grande influência em seus trabalhos. Em 1930, Anísio Teixeira publica a primeira tradução de dois ensaios de John Dewey que, reunidos, recebem o nome de Vida e educação.
     Assumiu o convite do prefeito Pedro Ernesto Batista, a Diretoria da Instrução Pública do Distrito Federal. Nesse cargo teve a oportunidade de conduzir importante reforma da instrução pública que o projetou nacionalmente e que atingiu desde a escola primária, à escola secundária e ao ensino de adultos, culminando com a criação de uma universidade municipal, a Universidade do Distrito Federal. Nesse período tornou-se um dos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), que divulgava as diretrizes de um programa de reconstrução educacional para o país.
     Anísio Teixeira defende a ideia de educação para todos, está é a base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação é importante até hoje no Brasil. O que torna a trajetória de Anísio Teixeira admirável é a persistência na defesa da democracia e da educação para a democracia, que constituiu o motivo central de devotamento da sua vida.

    Conheça o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no endereço eletrônico http://www.inep.gov.br/.


Um super beijo.... espero que essa páscoa tenha sido cheia de doces lembranças.....
     

Um comentário:

  1. Carla, parabéns pelo post!
    A páscoa sempre é um bom momento para relembrarmos o renascimento de Cristo e praticarmos boas ações!
    Que você tenha aproveitado ao máximo!

    abraço!

    Helton

    ResponderExcluir