sexta-feira, 8 de abril de 2011

MÓD. 04 - Aula 04 (02/04)

    Nesse sábado tivemos uma aula diferente, mudamos um pouco a nossa rota, ao invés de irmos ao Hauer, tomamos o rumo do Shopping Palladium. Não, não gaseamos aula se é isso que você está pensando. Fomos de encontro à exposição do Fantástico Corpo Humano. E bota fantástico nisso!!!
Chegamos no Palladium às 9:30 h com a corda toda, porém essa corda com o passar dos minutos foi se transformando em barbante... rs.... não é por nada não, é que foram muitos minutos...(entramos na exposição às 11:00 h). Ainda na fila, a expectativa falava mais alto. Ao entrar, um novo mundo nos foi apresentado. Nem parece que toda aquela informação que adquirirmos naquele espaço faz parte de nós. Passamos a conhecer mais sobre o nosso próprio corpo e os benefícios em optar por um estilo de vida mais saudável.
    Um dos objetivos nessa aula, além de “viajar pela máquina” do corpo humano, era analisar como os colegas se portavam diante dos corpos expostos. Num geral, percebi curiosidade. Medo, pena, nojo e aversão (pelo menos com o meu grupo) não ocorreu. Mas, essa análise, fiz só nos primeiros 5 minutos, pois literalmente mergulhei nesse conjunto de pele, ossos e sistemas, que senti estar sozinha diante dos exemplares. Tanto foi o envolvimento que quando percebi só estava eu da minha turma na exposição, todos já haviam saído e eu ainda estava lá... “viajando”.
    Todos nós sabemos que uma vida saudável, espelha um bom desenvolvimento escolar e isso tem sido trabalhado nas escolas. Práticas esportivas, boa alimentação e incentivo à jogos que estimulam o cérebro (por exemplo: xadrez), são pontos positivos para serem trabalhos no ambiente escolar.
    Segue características, sintomas e tratamentos de algumas das doenças que afetam o rendimento escolar.

   
Cefaléia 
Cefaléia é o termo usado para descrever qualquer dor que ocorra em uma ou mais áreas do crânio, face boca ou pescoço. As Cefaléias podem ser crônicas, recorrentes ou ocasionais. A dor pode ser de leve a intensa o suficiente para afetar as atividades diárias. As cefaléias são causadas por estímulos na rede de fibras nervosas dos tecidos, músculos e vasos sanguíneos da cabeça e da base do crânio.

Cefaléias tensionais são causadas por estresse, tensão muscular, dilatação vascular e problemas de postura.   

• Sintomas 
A cefaléia tensional geralmente se manifesta por dor em peso, aperto ou pressão em ambos os lados da cabeça. A dor usualmente aumenta no decorrer das horas. O couro cabeludo é sensível ao toque. Muitos pacientes mostram desgastes dentários, sinal de que ficam com os dentes cerrados boa parte do tempo ou tenham bruxismo noturno. Um indivíduo que sofre de cefaléia em salvas pode ter até 8 ataques de dor por dia, cada um durando 15 a 45 minutos ou mais. Os ataques tendem a ocorrer de manhã cedo ou a noite, durante o sono. A dor é localizada ao redor do olho e sempre de um mesmo lado da cabeça (Unilateral). Há lacrimejamento, congestão ocular e corrimento nasal junto com a dor. A dor é muito intensa, excruciante, deixando os pacientes inquietos, agitados sem uma alternativa para melhorar a dor. 

• Diagnóstico 
O diagnóstico das cefaléias é baseado nos sintomas e no exame clínico.

• Tratamento 
A cefaléia tensional pode ser melhorada com mudanças no estilo de vida e com analgésicos comuns (aspirina, dipirona, acetaminofen, ibuprofeno).  Nas cefaléias tensionais frequentes e resistentes aos analgésicos pode-se usar antidepressivos como a amitriptilina, nortriptilina e imipramina. Algumas cefaléias tensionais podem se beneficiar de tratamentos alternativos como massagens, terapias de redução do estresse, meditação e "biofeedback". 


Enxaqueca (ou Migrânea) 
A enxaqueca ou migrânea é uma dor de cabeça, em geral latejante e unilateral associada em náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, barulho e odores, alterações do sono e depressão. As crises de dor são recorrentes e tendem a ser menos intensas à medida que o paciente fica mais velho. 
As Enxaquecas são classificadas de acordo com os sintomas que produzem. As mais comuns são a Enxaqueca sem Aura e a Enxaqueca com Aura. Tipos mais raros é a Enxaqueca basilar. Enxaqueca Oftalmoplégica, Aura visual sem Enxaqueca e Estado Enxaquecoso. 
A causa da Enxaqueca é desconhecida. A condição aparentemente resulta de uma série de reações disfuncionais do sistema nervoso central, causadas por mudanças no corpo ou no ambiente. Há geralmente uma história familiar, sugerindo que a Enxaqueca tenha um fator hereditário. Os principais fatores desencadeantes da Enxaqueca são: 

• ácool (principalmente vinho tinto).
• Mudanças ambientais e climáticas.
• Alimentos contendo cafeína (café, coca-cola), feniletilamina (chocolate), tiramina (queijos, vinhos), glutamato monossódico (comida chinesa) e nitratos (comida enlatada, hot-dog).
• Luminosidade.
• Alterações hormonais da mulher (menstruação por exemplo).
• Jejum.
• Perda ou excesso de sono.
• Excesso de medicações analgésicas.
• Perfumes e odores fortes.
• Estresse e ansiedade. 

• Sinais e Sintomas 
A dor da Enxaqueca é geralmente descrita como latejante ou pulsátil e é intensificada pelas atividades físicas rotineiras, tosse, esforço e abaixar a cabeça. 

 A crise é debilitante e os pacientes ficam prostrados e esgotados mesmo após a cefaléia ter melhorado.
A Enxaqueca com aura é caracterizada por um fenômeno neurológico (aura) que é percebido por 10 a 30 minutos antes do início da dor de cabeça. Na maioria das vezes é descrita como alterações da visão, como luzes brilhantes ao redor dos objetos ou na periferia do campo visual, linhas em "zig-zag", imagens onduladas ou pontos escuros. Outros sofrem perda visual temporária. 

A Enxaqueca sem aura é mais comum e pode ser uni ou bilateral. Cansaço ou alterações do humor podem ser sentidos um dia antes do início da cefaléia. 

O estado Enxaquecoso é uma complicação em que cefaléia intensa persiste sem melhora por 72 horas ou mais. Pode requerer hospitalização. 

• Diagnóstico 
O diagnóstico da Enxaqueca é baseado na história clínica, análise dos sintomas e exames físico e neurológico. Exames subsidiários como tomografia computadorizada e Ressonânsea magnética do crânio, Eletroencefalograma e Liquor cefalorraquiano só necessitarão ser executados apenas se houver fortes suspeitas de cefaléia secundária. 

• Tratamento 
O médico deverá avaliar cada caso de Enxaqueca para decidir o tratamento apropriado. Os objetivos são reduzir o número e a intensidade das crises (tratamento profilático) e aliviar e encurtar a duração da dor (tratamento abortivo). 

O tratamento profilático deve ser prescrito para pacientes que tenham dores frequentes (três ou mais crises por mês) ou que não respondam ao tratamento abortivo. Deve ser receitado um tipo de medicamento, mas pode ser necessária uma combinação de drogas. Muitos desses medicamentos tem efeitos adversos e quando a cefaléia for controlada devem ser descontinuados, mas geralmente o tempo mínimo de tratamento profilático é de seis meses.

Em relação ao tratamento abortivo as seguintes medidas devem ser tomadas: 

Dores de cabeça leves podem ser aliviadas apenas com repouso ou sono, em um quarto escuro e silencioso; aplicação de gelo na cabeça ou compressão da artéria temporal do lado da dor também podem provocar alívio temporário. 

Epilepsias
Condição caracterizada por espasmos repetitivos, não provocada por nenhuma causa identificada. Crises múltiplas ocorridas em um período de 24 horas são consideradas crise única.
Diagnóstico
Exames como eletroencefalograma e neuroimagem são instrumentos que ajudam no diagnóstico, mas, o histórico clínico do paciente é muito importante, já que exames normais não excluem a possibilidade da pessoa ser epiléptica. Se o paciente não se lembra das crises, a pessoa a presenciou torna-se uma testemunha útil na investigação do tipo de epilepsia em questão e, conseqüentemente, na busca do tratamento apropriado
Tratamento
O tratamento inicial das epilepsias é feito com medicamentos que tendem a suprimir as crises. Os medicamentos agem na estabilização das membranas celulares, diminuindo o fluxo exagerado de íons, ou aumentando neurotransmissores inibitórios ou ainda diminuindo a ação de neurotransmissores excitatórios. A escolha, pelo médico, da medicação dependerá do tipo de crise que o paciente apresenta. O paciente deverá tomar a medicação prescrita regularmente.
Depressão.
A depressão para caracteriza-se por um grande desinteresse pela vida, falta de vontade de viver, por vezes existem medos seja de enfrentar algo seja apenas medo de viver a vida ou alguma situação da vida.
Da mesma forma a pessoa sente-se incapaz de lidar com as coisas básicas do seu dia a dia.
A depressão pode igualmente resultar de uma desorientação da pessoa face a determinados objetivos caso ela sinta que lhe falta algo que lhe dê um motivo para viver.
A depressão pode levar ao suicídio ou a uma incapacidade de funcionar quer física quer mentalmente.
Esta situação (depressão) tanto pode acontecer na infância como na adolescência como na vida adulta ou mesmo após o parto.
Tratamento
Os tratamentos para a depressão incluem principalmente a psicoterapia e os medicamentos.
Os medicamentos que corrigem o desequilíbrio químico das substâncias no cérebro são chamados de antidepressivos. Os antidepressivos mais modernos geralmente são eficazes, bem tolerados, seguros e não causam vício ou dependência, mesmo se utilizados por muito tempo e em doses elevadas. São necessárias algumas semanas para que o efeito dos antidepressivos aconteça. Até que o efeito ocorra, não se deve exigir do paciente com depressão uma mudança radical de comportamento, porque ele ainda não vai estar pronto para isso; é como se pedíssemos para uma pessoa que acabou de tirar o gesso de uma perna quebrada correr. É muito importante que o paciente e seus familiares compreendam que a depressão é uma doença médica real e que necessita de tratamento específico.
Transtorno bipolar.
Transtorno bipolar, também conhecido como psicose maníaco depressiva, é uma desordem cerebral que causa alterações incomuns no humor, energia e capacidade de desempenhar funções. Diferente das variações normais de humor que todas as pessoas têm, os sintomas do transtorno bipolar são severos e podem resultar em danos aos relacionamentos, performance ruim no trabalho e estudo, e até suicídio. Porém há boas notícias, porque pessoas passando por psicose maníaco depressiva podem ser tratadas e levar uma vida produtiva.
A psicose maníaco depressiva causa mudanças dramáticas no humor - de super exultante até triste e sem esperança - e essas variações se repetem geralmente com períodos de humor normal entre elas. Mudanças dramáticas na energia e comportamento acompanham essas alterações de humor. Os períodos de "alto" e "baixo" humor são chamados de mania e depressão. Indivíduo com transtorno bipolar costuma ser chamado de "maníaco-depressivo" por leigos.
Remédios no tratamento do transtorno bipolar

O remédio mais comum para tratamento do transtorno bipolar é carbonato de lítio. Ele funciona ao manter equilíbrio químico no cérebro para prevenir variações de humor. Outros medicamentos podem ser usados para tratar os sintomas de depressão. Remédios podem ter efeitos colaterais, os quais algumas vezes são fortes o suficiente para impedir o uso. É essencial o monitoramento contínuo dos níveis de medicamentos no corpo e seus efeitos colaterais. Também pode levar tempo até determinar a dosagem correta de medicação, porém pessoas com transtorno bipolar podem ser tratadas com sucesso e segurança com medicamentos.

Psicoterapia no tratamento do transtorno bipolar

Através da psicoterapia o paciente com transtorno bipolar pode aprender a lidar com situações e pessoas de modo a evitar episódios maníaco-depressivos.

Terapia eletroconvulsiva no tratamento do transtorno bipolar

A terapia eletroconvulsiva é usada em casos mais graves e somente quando outros tratamentos foram ineficientes ou não puderam ser usados.
“A alegria evita mil males e prolonga a vida.” (William Shakespeare)

Um comentário:

  1. Fico feliz por ter aproveitado o momento e que tenha acrescentado à sua cultura geral!
    Os atrasos fazem parte quando estamos em grande grupo, peço desculpas, mas foi necessário!
    abração!

    ResponderExcluir