segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MÓD. 09 - Aula 02 (17/09)

Olá coleguinhas de curso, hoje mudamos um pouco os ares, nossa aula foi ministrada na Escola Isolde Schimit, por se tratar de um sábado letivo o Colégio Guimarães está em sua atividade funcional corriqueira e por consequência aqui estamos para mais um dia de aula.
A nossa atividade do dia foi ler os textos: Conceito de Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Direito Administrativo e fazer uma equiparação a nossa vida de trabalhador agora e como era a tempos remotos.
Segue comparativo:
Analisando os textos sobre os Direitos Administrativos e do Trabalho, fica em evidencia que a convivência em sociedade requer um conjunto de normas que condicionem o comportamento de cada elemento componente da mesma.  Pois essa convivência acaba gerando conflitos entre os indivíduos.
Nota-se uma diferença entre a Administração pública e a privada. A Administração Pública é totalmente regida por leis. A Privada possui leis que a regulam, porém estão mais ligadas a impostos, e é de livre iniciativa, ou seja, você sendo dono de uma empresa pode fazer o que quiser com o dinheiro dela, já no poder público você precisa prestar conta de tudo o que é gasto.

Assim sendo a Pública faz o que a lei determina, já a Privada faz o que a lei permite, resumindo: Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na administração pública só é permitido fazer o que a lei autoriza.

No que diz respeito aos Direitos, o Público significa que é para todos, abrange a maioria da comunidade, e direito privado é para poucas pessoas ou algumas com maior poder aquisitivo financeiro, se trata de relações entre as pessoas.
Nem sempre tivemos à nossa disposição todos os Direitos que hoje nos são oferecidos. O Direito do Trabalho surgiu, assim, da luta dos trabalhadores pelo reconhecimento da dignidade do trabalho humano, das condições em que se deve desenvolver e o que lhe corresponde em termos de retribuição pelo esforço produtivo. Todo esse processo começou com a Revolução Industrial, que potenciou trabalho humano, esta revolução acabou transformando o trabalho em emprego. Os trabalhadores, de maneira geral, passaram a trabalhar por salários. Com a mudança, houve uma nova cultura a ser aprendida e uma antiga a ser esquecida.

Com a eclosão das greves e revoltas, os governantes rapidamente notaram ser impossível permanecer na imparcialidade, pois a situação dos empregados era realmente calamitosa e ordem interna começava a se abalar.  Assim, surgem as primeiras leis de cunho eminentemente trabalhistas.

A partir de então muitos direitos foram adquiridos : a Jornada de Trabalho reduzida,  melhores salários, salário- maternidade, salário família, gratificações, férias, FGTS, Ações contra Assédio moral, Aposentadoria  e até mesmo Direitos de greve. Cabe a nos termos consciência de como melhor usar desses direitos e continuar lutando em prol de melhorias.

A chave para o sucesso nos negócios é reservar oito horas por dia para o trabalho e oito para dormir e ter certeza de que não são as mesmas.  Roberto Duailibi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário