sexta-feira, 22 de julho de 2011

MÓD. 07 - Aula 02 (02/07)

Olá coleguinhas... curtindo o final das férias??? Pois é, ai estamos novamente neste “duelo” de conhecimentos e aprendizagens. Como proposto na última aula, após assistirmos o filme “Piratas da Informática”, tínhamos que pesquisar sobre alguns temas que estão relacionados a evolução da informática, entre vários citados, escolhi o assunto Twitter. Segue uma breve pesquisa sobre o referido assunto:

Witter é uma rede social, ou seja, uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.
O Twitter foi fundado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone como um projeto paralelo da Odeo.(.........), tendo como idéia principal um serviço de troca de status, como um SMS, com o conceito exatamente de envio de mensagens curtas através do celular, em que ao serem recebidas, emitiriam uma vibração, dai o nome twitter, que em inglês tem dois significados: “uma pequena explosão de informações inconsequentes” e “pios de pássaros”. Ambos combinavam perfeitamente com o conceito.
 O primeiro protótipo do Twitter era usado internamente na Odeo e tornou-se uma companhia separada em abril de 2007.  A sua explosão foi no ano seguinte no festival de músicas e filmes ” South by Southewest”,  onde foram colocadas duas telas de 60 polegadas no principal local de encontro do evento, mostrando exclusivamente mensagens trocadas via Twitter. A ideia era que os usuários ficassem ligados no que acontecia durante o evento em tempo real, através da troca de mensagens curtas.
 As mensagens enviadas pelo Twitter são de no máximo 140 caracteres, a limitação de caracteres se dá exatamente pelo conceito inicial da ferramenta: mensagens SMS. Além disso, enviar mensagens curtas é o principal foco do serviço e principal difusor de sites encurtadores de URL.

O Twitter dispõe de algumas ferramentas como:

 Retweet : consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original;

Twitter List : recurso disponível no Twitter que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários.

Trending Topics ( TTs) :é uma lista em tempo real dos nomes mais postados no Twitter pelo mundo todo.
Pesquisas realizadas pela HubSpot, mostram que a taxa de crescimento caiu em 2010 numa média de 3,5%. Para os criadores da ferramenta, os números mostram que o usuário está utilizando-a com maior consciência e aproveitamento, ou seja, o uso do serviço está mais focado e melhorado. Entretanto, a queda na expansão preocupa, com uma taxa de crescimento muito baixa, de acordo com o blog especializado.  

Atualmente, o Twitter continua sem utilizar propaganda ou anúncios no site, os mais de 1 milhão de usuários do microblog certamente agradecem a “falta” de mensagens comerciais. Porém, o Twitter tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre ligando o "consumidor" a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido.

Twitter no Brasil
Segundo o grupo de pesquisa norte-americano Web Ecology, a língua portuguesa é a segunda mais utilizada pelo Twitter. Um estudo da Semiocast, no entanto, mostra que a Língua portuguesa é a terceira mais utilizada, atrás do Inglês e do Japonês
Em junho de 2011 o Twitter terminou de ser traduzido para o português do Brasil e os usuários ganharam a opção de usar a rede social neste idioma. A tradução foi feita em conjunto com os usuários, que acessavam um painel onde havia cada uma das frases a serem traduzidas, e outros usuários votavam nas melhores traduções.
 
Fonte de Pesquisa: http://www.tecmundo.com.br
                                http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário