terça-feira, 29 de março de 2011

MÓD. 04- Aula 02 (19/03)

    Nesse sábado tivemos como tarefa, assistir um filme denominado Crianças Invisíveis, esse filme é formado por sete curtas-metragens realizados no Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia, Burkina Faso, China e Estados Unidos. Porém, pela falta de tempo assistimos apenas 4 documentários. São documentários que mostram histórias de crianças que lidam com uma dura realidade, onde a falta de estrutura familiar e condições financeiras ficam em evidência.


    Para análise dessa aula segue proposta de atividade:
1 - O que é infância? Como deve ser vivida? De que forma pode ser feliz? Quais são as historias da infância de cada um deles? O que foi inesquecível (pontos positivos e negativos)
Cientificamente falando infância é o período da vida humana que vai do nascimento à adolescência (0 a 12 anos). A Infância é a fase da vivência e percepção do mundo a partir do olhar, tocar, saborear, sentir e agir. Mas, falando da infância de uma forma popular, é a fase de brincar, correr, pular, gritar, cantar...Deve ser vivida da forma mais saudável possível com: carinho e atenção dos pais, em um lar com estrutura, que ofereça segurança e aconchego, com mais ar livre e menos meios comunicativos (tv, internet, jogos eletrônicos). Ter uma alimentação adequada, frequentar uma escola, ter amigos, saber dos seus direitos e deveres, aprender a lidar com regras, ter conhecimento do seu espaço como criança, ter direito de expressão, saber ouvir e falar.... isso é ser uma criança feliz... 

Nos foi passado 4 documentários:
1)       Ciganos – da Sérvia: Conta a história de um menino que foi mandado para um reformatório, pois era induzido pelos pais a roubar para “ajudar” no sustento da família. Mesmo diante da rigidez e das regras encontradas, o menino preferia viver no reformatório do que  em contato com a agressão física e o mau exemplo da família.
2)       Crianças de Jesus na América – EUA : Relata a história de um casal e sua filha que são portadores do vírus HIV. Mostra o preconceito contra a criança no ambiente escolar e as dificuldades que um soro-positivo enfrenta.
3)       Bilú e João – Brasil: Retrata a triste história das nossas crianças nas grandes cidades, morando em favelas e tendo que trabalhar como catadores para ajudar no sustento da família.
4)       Ciro- Itália: Mostra a história de um menino que utiliza de meios ilícitos, nesse caso roubo, para garantir uma vida “melhor” para a sua família. Ciro é um menino que age como “Homem”, mais fica visível a lacuna que a falta de uma infância saudável lhe causou.
    Esse curta nos possibilitou ver que, infelizmente isso está se tornando comum, não só no Brasil, mas em vários países. Crianças que perdem a sua inocência, seus sonhos, a infância e passam agir como “adultos”, quando deveriam estar freqüentando uma escola, brincando, tendo uma boa alimentação e recebendo o amor de seus pais.



2- Qual a história que mais se destacou? Justifique:
É difícil falar qual dos casos é o mais marcante. Pois, todos fogem do que deveria ser uma infância feliz.. Aí nos fica a pergunta: O que nós como educadores podemos fazer para ajudar nesses casos??? Qual é o nosso papel??? Até que ponto temos o espaço para agir???


3 - Vocês acreditam que as condições materiais, ambientais e familiares contribuem para o desenvolvimento humano? De que forma?
A criança traz traços genéticos na sua personalidade, porém esses traços não são permanentes por toda a vida, eles vão mudando de acordo com o meio em que vivem. A família tem um papel importante nessa construção, os filhos usam exemplos dos pais. Outro fato importante para a formação da personalidade é respeitar a individualidade da criança.


"Só as crianças e os velhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora, e suas esperas e desejos nunca se estendem além de cinco minutos..."
( Mario Quintana )

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