sexta-feira, 4 de março de 2011

MÓD. 03 - Aula 04 (26/02)

    Se o motivo para não desaminar for não cair na rotina, então vamos estar motivados até o último minuto do curso. Aula passada, como já relatado no memorial 03 foi bem diferente. E nesse sábado (26/02), tivemos a visita do pessoal da Diretoria de Tecnologia Educacional (DITEC) da área da Coordenação de Multimeios, onde em uma palestra, relataram o seu trabalho e algumas técnicas usadas para montar todo o material visual e de áudio.
    O grupo de formação da Coordenação de Multimeios é compostos por professores, que procuram dentro de uma metodologia pedagógica, desenvolver os matérias de apoio didático aos educadores. Esses matérias, podem ser solicitados a coordenação, que depois de analisados e feito um cronograma de produção, vai para a finalização e reprodução do material.
    Esse setor disponibiliza de vários recursos didáticos como: Acervo fotográfico, Ilustrações, Web Rádio, Web Conferencia, Animações, produção gráfica entre outros. Todo esse material pode ser encontrado no site http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeiosUm dos recursos disponíveis no site que recomendo é: Série Recreio com Histórias (o que encaixa bem com o tema que estamos estudando). 
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=104.



    Segue atividade proposta pelo Helton para ser parte integrante do memorial:


Você já viu que a escola é um espaço de relações e práticas sociais. Nas práticas que se realizam no espaço escolar é necessário considerar a existência de regras. Quais são as regras consideradas mais importantes na escola em que trabalha? São aquelas que estão afirmadas nos documentos legais como regimento e projeto político- pedagógico ou as da prática cotidiana, que não estão escritas em documento algum? (pág 70).


    Para um bom funcionamento do espaço escolar se faz necessárias regras. Disciplina é o ícone principal no Colégio em que trabalho. Até parece ditadura, mas não é. Não tenho conhecimento do funcionamento das outras escolas, mas, posso ter uma base pelos professores que já atuaram ou ainda atuam em outras instituições.
    O fato de ser uma Direção de pulso firme faz com que o bom convívio (organizado) flua bem. As regras são as básicas: o uso obrigatório do uniforme, pontualidade, respeito uns com os outros, enfim postura de um ser humano. E toda vez que essas regras são desrespeitadas atitudes são tomadas. Em geral, pode-se afirmar que é colocado em prática o que compõe o Regimento e o P.P.P.


Será que na escola em que você trabalha isso acontece mesmo? Será que nela as pessoas se tornam diferentes na convivência com os outros? Ou será que cada um quer que os outros sejam iguais a eles próprios? Isso acontece apenas nas salas de aula ou acontece em outros espaços também? Como podemos dialogar com os outros nos espaços pelos quais somos responsáveis? Que valores e significados estão presentes nas práticas que você realiza no seu trabalho e que podem afetar a educação na escola? Escreva como o seu espaço de trabalho pode ser organizado para que todos possam aprender algo ali. (pág. 83)

    O aprender e o ensinar são constantes! É fato que podemos aprender e ensinar além das fronteiras de uma sala de aula. O convívio com outras pessoas nos faz enxergar em vários ângulos. Existem pessoas que aceitam melhor a opinião das outras, porém há aquelas que são praticamente irredutíveis ao seu conceito.       Isso é comum. Sempre existiu e vai continuar existindo. Cada um tem o seu jeito de ser, de agir e comunicar-se. Os valores que atribuo para a minha prática como Agente Educacional (e diga-se de passagem, para a minha vida) é saber falar. Educação e atenção, dizer de uma forma sutil o que está errado e como pode melhorar, dificilmente altero a voz e procuro ajudar sempre que necessário (o que muitas vezes me prejudica, pois assim como existem pessoas que precisam de ajuda, tem as que se aproveitam disso). Enfim, bom humor e carisma.


E para finalizar o Módulo 03, um vídeo visto em sala sobre o trabalho.... “Tripalium”...


Um beijo para todos e um ótimo carnaval.....


  

2 comentários:

  1. OBRIGADA, CARLA, O SEU BLOG QUE É EXCELENTE! VAMOS Q VAMOS PARA MAIS UM SABADÃO, PELO JEITO, ESSE VAI SER CHUVOSO... BJS, ATÉ +...

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz pela palestra ser enriquecedora!
    abraço e bons pratiques!!

    ResponderExcluir