segunda-feira, 29 de novembro de 2010

MOD.2 - Aula 3 (27/11/2010)

Olá queridos leitores, lá vai mais um relato referente ao 3º encontro do módulo 2 (27/11/2010).
Na minha opinião foi a aula mais descontraída e animada desde o início do curso.
O Nosso querido Tutor Helton (como já é de se esperar) nos trouxe uma atividade bem dinâmica. O pratique do módulo 2 era fazer a leitura do mesmo. E para realmente saber se nós (queridos alunos) tínhamos feito essa tal leitura, fomos postos em teste. Hehehehe...
Foi feito um sorteio para montar equipes. E essas equipes tinham que produzir 4 perguntas referente à um dos Capítulo do módulo (também sorteado). Minha equipe, composta por Isabel, Martha e eu, ficou com o capítulo 05 que é sobre: A Educação escolar nas províncias e a descentralização do ensino.
Até ai tudo bem! Fazer as questões não foi tão complicado, o pior estava por vir... RS. Helton, em sua infinita criatividade nos “fez” participar do jogo da verdade, onde cada participante rodava uma garrafa que apontava para um determinado envelope que continha as perguntas que havíamos produzido.
E como a Lei de Murphy foi feia para mim, fiquei por último, na frente de todos os colegas de sala (nunca tive tanto medo de uma garrafa de Aquárius..rs... imagine uma mulher desse tamanho sendo amedrontada por uma garrafa de Aquárius citrus!!! É pra acabar!!!hehehe). Mas o problema não acaba aqui. Quem não conseguisse responder com êxito as perguntas teria que enfrentar “A CAIXA PRETA” húúúúúú... e a caixa preta nada mais é que: uma caixinha com prendas um tanto quanto engraçadas. Enfim, minha pergunta foi: Por que na época da Ditadura Militar muitos dos filhos dos trabalhadores desistiam das escolas? Respondi da seguinte maneira: Por causa da diferença de classes, pela repressão, imposição de regras, torturas e perseguição. Mas não pense você que respondi com nessa tranqüilidade. Minha barriga dava voltas...rs.. porém entre mortos e feridos consegui responder e ganhei um delicioso bombom (me safei da caixa preta.. hehehe..).
Após, assistimos a um vídeo denominado “Aldeia”, um curta que relata de uma forma cômica o trabalho dos jesuítas na catequização dos índios.
Nosso Tutor propôs que respondêssemos mais umas questões e publicássemos no blog em forma de texto. As perguntas são as seguintes: 1) Qual é o papel da escola em nossa sociedade hoje? 2) Que sociedade vivemos? 3) Qual é a minha concepção de Educação?


Falar de educação sempre foi muito polêmico. Podemos perceber diante da leitura do módulo 2 que as divergências e os conceitos são amplos.
Sempre ouvi falar desde pequena que, a escola tem o papel de formar seres pensantes com opinião própria e com uma boa capacitação para o mercado de trabalho. É lindo não?! Porém sabemos (até mesmo quem não quer enxergar) que não é bem assim que funciona. Educação para todos “até tem”! Mas de boa qualidade, nem sempre!
Eu como educadora penso que, o papel da escola realmente é o de integração do cidadão na sociedade. Dar a ele condições de competitividade e desenvoltura. Mas as coisas infelizmente não funcionam bem dessa maneira. Muitas vezes a escola passa a ser um “deposito” de alunos, onde o que conta são os números, e o que mais preocupa é que essa concepção não é só governamental. Muitos pais deixam seus filhos na escola com a mentalidade de que a total responsabilidade de educação é nossa. E muitas vezes encaminham os filhos para a escola porque no fim do mês recebem bolsa isso ou bolsa aquilo.
O mundo esta em desenvolvimento contínuo, a sociedade nos cobra informações e aperfeiçoamentos. Mesmo enfrentando uma grande desigualdade de condições, como: infra-estrutura, transporte e classe econômica, não podemos nos deixar levar pelo comodismo. Se somos a base da formação de um cidadão com princípios, temos que deixar as dificuldades de lado e tentar (ao menos tentar) nos qualificar e nos mostrar ativos a todas as mudanças. Porque muitas vezes somos nós o espelho e o amparo de muitos alunos.
Bom, acho que por hora é só o que tenho a dizer, ou melhor escrever.

Alguns momentos descontraídos da aula de sábado... hehehe



Arrasou Helton...







Chique demais..rs...




Olha eu de coelinha...rs....




E dale Mayara...hehe



Loirasa...kkkk




Combinação nota 10... rs...



Bom acho que por hoje é só.... bjus...

3 comentários:

  1. KKKKK, ficaram show essas fotos!!!
    Carla! Vc é profissional mesmo, hein mulher?
    Ficou 10000000000!!! Bjs, até sábado!

    ResponderExcluir
  2. Ou melhor, até quinta, né? rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Hehehe.... Teu blog tbém tá legal, as fotos são ótimas... Ah, o café das 5 pode deixar, na próxima faço sem falta hehehe... Até amanhã!

    ResponderExcluir