quinta-feira, 17 de maio de 2012

MÓD. 14 - Aula 01 (14/04)

Olá a todos, e lá vamos nós para mais um Módulo do Curso (Oficinas Culturais). Começamos a nossa aula discutindo o que é cultura, sendo esta tudo que resulta da criação humana, e logo realizamos o pratique da pág. 12:
Entendo cultura dessa forma, relacione duas colunas, sendo a primeira com patrimônios materiais que fazem parte da sua cultura local e a segunda com patrimônios que não são materiais, mas estão presentes no sue jeito de ser e de viver. Anote os resultados em seu memorial.

Materiais                                       Não materiais
Teatro                                           Apresentações de teatro
Cinema                                         Prosas
Bibliotecas                                    Músicas
Praças                                          Brique
Shopping                                      Visitações/ passeios
Comércio                                       Sotaque
Feiras                                            Clima
Bosques                                         Valores
Parques
Religião


Após exposição das respostas, assistimos a um vídeo denominado: o que é cultura?
 
Logo em seguida vimos sobre Cultura Erudita.

Erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida, sobretudo, pela leitura.
A cultura erudita está ligada à elite, ou seja, está subordinada ao capital pelo fator de viabilizar esta cultura. Esta exige estudo, pesquisa para se obter o conhecimento, portanto não é viável a uma maioria, e sim a uma classe social que por sua vez possui condições para investir nesses aspectos e em fim obter o conhecimento. É uma cultura em que a sociedade valoriza como superior ou dominante. No entanto em termos sociológicos existem grupos sociais que mantêm entre si relações de dominação e de subordinação.



Além de comentarmos sobre a Cultura Erudita, assistimos a mais 3 vídeos relacionados ao tema.




Outro tema discutido foi a Cultura Popular, uma cultura que não está ligada ao conhecimento científico, mas diz respeito ao conhecimento do povo, ao senso comum.
Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc) em que o povo produz e participa de forma ativa.
Ao contrário da cultura de elite, a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.
Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.
 


Envolvidos com o tema, demos sequência aos estudos assistindo a alguns vídeos sobre folclore, lendas, histórias, danças e músicas folclóricas. 






 
 
E para fechar os estudos do dia falamos sobre a Cultura de Massa.
A expressão ‘cultura de massa’, posteriormente trocada por ‘indústria cultural’, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.
 
 
 
E mais ao final da aula dizemos o sorteio dos grupos para a apresentação referente a mais uma PPS de desse Módulo.
Minha equipe ficou formada por : Agatha, Carla, Diego, Edson e Fernando... vamos apresentar sobre a região norte...

Por hoje é só..... bjimmmmmmm á todos ....
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário