quinta-feira, 29 de março de 2012

MÓD. 13 - Aula 03 (24/03)

Bom dia!!! Iniciamos a aula de hoje falando sobre os objetivos desse módulo:
- Apresentar ao funcionário escolar as práticas de laboratório, motivando-o a exercitar o uso e as rotinas de um laboratório.
- Demostrar a necessidade do laboratório escolar para a compreensão dos conteúdos, com base nas habilidades e competências desenvolvidas em aulas teóricas.



Logo em seguida respondemos e debatemos o pratiques da página 11 e 12. 


Como as nossas escolas podem estimular os alunos a construir/ criar objetos que melhorem a vida das pessoas? Se esta atividade fizer parte da prática profissional supervisionada, faça os registros necessários.
O primeiro passo é mostrar quais são as deficiências que existem na sociedade, induzir o aluno ao processo de análise do ambiente onde vive. Depois mostrar e discutir a existência dos problemas, ai é hora de pensar nas soluções, e isso pode acontecer promovendo trabalhos em grupo, discussões e debates, pode-se organizar feiras, projetos, ou seja, devem-se promover atividades diferenciadas que estimulem a criatividade dos alunos.

 Quais as principais contribuições dos povos antigos para os dias atuais?

A sociedade atual é um reflexo da construção histórica dos povos antigos, ou seja, somos uma continuidade, um desenvolvimento do que as outras pessoas foram.  Um exemplo ótimo de uma contribuição valiosíssima são os grandes pensadores e estudiosos, que deram a base para o desenvolvimento do pensamento e da aprendizagem. É o que mostra o vídeo que assistimos em seguida.

“Mentes brilhantes”.



Logo após respondemos a mais dois pratiques:

As escolas são responsáveis pelo desenvolvimento dos seus alunos?
Sim, uma vez que a criança/ adolescente passa boa parte da sua vida na escola e grande parte do seu desenvolvimento se dá na escola, sendo basicamente a base da sua formação como indivíduo.

Como podemos levá-los a desafiar os conceitos estudados?
É papel da escola estimular a curiosidade e vontade de aprender, o conhecimento é finito, criar o conceito de questionar e analisar a situação em vários ângulos, acompanhando o desenvolvimento e amparando o alunos no que for necessário.
 
Que exemplo podemos tirar da vida dos nossos personagens citados aqui? (vídeo)
Sem dúvida o exemplo de perseverança, acreditar em um objetivo e segui-lo a risca, confiar na capacidade, não desistir em frente às dificuldades e repressões.



A educação é um processo do próprio educando, mediante o qual são dadas á luz as ideias que fecundam sua alma. A educação consiste na atividade que cada homem desenvolve para conquistar as ideias e viver de acordo com elas. O conhecimento não vem de fora para o homem; é o esforço da alma para apoderar-se da verdade (PILETTI).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário