sexta-feira, 3 de junho de 2011

MÓD. 06 - Aula 02 (28/05)

Conhece o ditado “mais feliz que lambari de sanga”??? ou “Mais contente que égua com dois potro”??? Pois é, é mais ou menos assim que estou me sentindo...rs... tudo indica que esse é o último memorial escrito por mim!!!.... Calma, não se desesperem, não precisa arrancar os cabelos... o último memorial escrito por mim nesse bloco...viu, falei para não se desesperarem, vocês não esperam eu molhar o bico, ainda vamos nos encontrar por aqui até o final de 2012...
Nesta aula que tudo indica ser a penúltima do bloco 01, assistimos ao vídeo referente ao Módulo 06: Gestão da Educação Escolar , logo após, assistimos à um outro vídeo, sobre a importância do estudo da LDB. Passado a cessão “cinema...rs...”  o Sr. Papelzinho..rs...(para quem não sabe é o Helton... J ... o nosso querido Tutor é maníaco por papelzinho, acho que quase em todas as aulas ele vem entregando um papel e pedindo para desenvolver uma atividade, se não é atividade é sorteio para formar grupos... J... ), então como ia dizendo, o Sr. Papelzinho (carinhosamente falando .. é claro!!!) nos entregou .. tcham tcham tcham!!!!! Um papel ..rs.. com um texto denominado: Desafios da Organização e Gestão Escolar, após a leitura debatemos o texto respondendo algumas perguntas que .. tcham tcham tcham.. Helton entregou dentro de alguns envelopes.. (envelope = papelzinho dentro de envelope..rs..). Como sempre, a nossa turma é muito polêmica e as questões discutidas deram “pano pra manga”, mas isso no meu ponto de vista é bom, pois é debatendo e discutindo que chegamos em alguns consenso e ampliamos conhecimentos... Depois das discussões, Helton nos orientou mais uma vez sobre o Relatório final e nos propôs como atividade responder as seguintes questões (que foram entregues em papelzinhos...kkkk),  para ser postado no blog. Segue perguntas e a resposta em forma de texto.... JJJ....
  • Como você vê a sua escola no  conjunto  de indicadores de uma organização e de uma gestão escolar a serviço de uma educação de qualidade?
  • Que experiências você poderia identificar que marcam uma organização e uma gestão a serviço de uma educação de qualidade?
  • Quais são os seus compromissos pessoais com a escola?
A escola, como uma instituição formativa, parte integrante da sociedade, com inúmeros desafios da atualidade, deve  decidir-se por seus rumos e questionar constantemente sua função.
A educação preconizada no Colégio Estadual Profº Júlio Mesquita, fundamenta-se no principio de ofertar um modelo de educação onde a escola é parte integrante da sociedade, devendo agir com o intuito de transformação desta mesma sociedade e não como adaptadora do indivíduo à sociedade ou como mera reprodutora da ordem social instituída, num processo continuo de aprendizado e envolvendo professores, alunos, funcionários e toda a comunidade.
O Colégio em questão, tenta promover ações educativas, trabalhando  a inclusão tanto no que se refere ao conhecimento, quanto nas formas de avaliar o conhecimento adquirido, enfim,  enfatiza a aprendizagem significativa, onde todo conhecimento deve ser questionado, o interesse  pelas múltiplas dimensões do saber, a importância da aprendizagem para a vida e sua possível aplicabilidade para a solução dos problemas sociais.
Como funcionária e ciente que de também sou educadora, tendo fazer parte dessa ação educativa, me especializando e me mantendo informada sobre o meio escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário