Gente, nem acredito que já estamos na reta final do 1º Bloco... e como não poderia ser diferente, estou aqui mais uma vez, para relatar como transcorreu a nossa aula nesse sábado (21/05). Até que enfim consegui apresentar descentemente o meu trabalho sobre John Dewey, logo após, a nossa aula foi ministrada pela estagiária Marcinéia, que foi monitorada 100% do tempo pelo nosso Tutor Helton (imagino o estado de nervos em que ela se encontrava..rs...), mas é um mau necessário...
Marcinéia, a fim de iniciar a sua aula, nos propôs uma dinâmica... fomos sorteados para formarmos duplas (fiz par com a minha colega Mayara), depois do “parzinho” formado, tivemos alguns minutos para conversarmos e descobrirmos um pouco mais sobre o nosso colega. Essa dinâmica foi bem interessante, pois com os relatos feitos em sala de aula sobre cada um, pude conhecer um pouco mais da vida dos meus companheiros de sala.
Pode parecer maldade (o que não é), mas me senti um pouco mais normal, ao ver que Marcinéia passou pelo mesmo problema que o meu (aquele pequeno probleminha relatado no memorial anterior, em que fiquei feito uma estátua segurando o notebook para a turma assistir a minha apresentação), pois é, diante de problemas técnicos a estagiária também fico como um dois de paus, segurando o note para a turma...rs... ai ai... na hora da uma raiva, mais depois é engraçado...rs... nem esquente Marcinéia, isso acontece nas melhores famílias, pode acreditar..rs...
O tema da aula foi sobre Gestão, onde foi debatido um texto de José Carlos Libâneo – O Sistema de organização e gestão da escola. Tivemos como outra atividade, fazer um pequeno texto, expondo o que era para nos democracia. Em seguida, formamos grupos, a fim de esquematizar uma situação problema e dentro dos conceitos de Libâneo, definir qual concepção se enquadrava melhor a cada situação (podendo ser Técnico- científica, Autogestionária ou Democrática- participativa).
Segue uma breve síntese sobre o texto trabalhado em sala.
Segundo o texto de José Carlos Libâneo, há duas concepções de organização e gestão da escola. Uma delas se da de forma controlada, com hierarquia de funções onde poucos participam das decisões, sendo um plano de ação de cima para baixo. Já a outra é de uma forma mais participativa, democrática, com envolvimento da comunidade escolar.
Com base em estudos sobre a organização e gestão escolar no Brasil, pode-se apresentar a mesma, de forma esquemática em três concepções:
Técnico- científica = poder centralizado do diretor; função direcionada; sistema de normas; regras e procedimentos burocráticos.
Autogestionária = coletividade; participação de todos os membros da escola; recusa a forma autoritária e poder.
Democrática- participativa = as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente; busca do bem comum; igualdade em participação externa.
Comentário...
Conversando com os colegas do curso, fica em evidência, que infelizmente, a forma de concepção que prevalece nas escolas é a Técnico – científica. Isso é um conceito que aos poucos está sendo mudado, mas para derrubar essa barreira de centralização de poder e decisão, muito tem que se trabalhar, pois mudar conceitos moldados em autoritarismo exige muita determinação.
Beijocas e até sábado que vem ☺ ☺ ☺
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