Neste sábado iniciamos a aula com uma “chamada na chincha” do Helton para aqueles alunos que estão devendo atividades... logo após a “lavadinha” (que diga-se de passagem, não foi para mim J), assistimos ao vídeo do módulo 05 – Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação do autor Ricardo Gonçalves Pacheco, onde tem como principal objetivo entender a sociedade do passado para compreender o hoje. Segue link do vídeo assistido em aula:
Logo após assistimos à um outro vídeo, denominado a Ilha das Flores, onde fizemos uma análise sobre a pobreza, a fome e a exclusão social.
Com o objetivo de realizarmos um trabalho (anúncio televisivo), Helton fez um sorteio para formar os trios e para a escolha do tema, ficamos com o professor de filosofia John Dewey e para fins de incrementar o memorial deveríamos escolher um pratique ou reflexão sobre o tema sorteado e responder.
Escolhi o pratique da página 45 que diz o seguinte: faça uma pesquisa sobre Anísio Teixeira, suas principais idéias e sua contribuição para a educação brasileira.
Anísio Teixeira, sem dúvidas, foi um grande educador com suas concepções para pensar a educação brasileira. Sua experiência de vida é vasta, onde tomaria aqui páginas e páginas sobre a sua trajetória. Falando resumidamente sobre o seu papel na educação, segue uma pequena síntese (mas com grande valia educacional) sobre a sua tese:
Anísio Spínola Teixeira nasceu em Caetité, sertão da Bahia, em 12 de julho de 1900. Em 1928, ingressou na Universidade de Columbia, em Nova York, onde obteve o título de mestre e conheceu o educador John Dewey que exerceu grande influência em seus trabalhos. Em 1930, Anísio Teixeira publica a primeira tradução de dois ensaios de John Dewey que, reunidos, recebem o nome de Vida e educação.
Assumiu o convite do prefeito Pedro Ernesto Batista, a Diretoria da Instrução Pública do Distrito Federal. Nesse cargo teve a oportunidade de conduzir importante reforma da instrução pública que o projetou nacionalmente e que atingiu desde a escola primária, à escola secundária e ao ensino de adultos, culminando com a criação de uma universidade municipal, a Universidade do Distrito Federal. Nesse período tornou-se um dos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), que divulgava as diretrizes de um programa de reconstrução educacional para o país.
Anísio Teixeira defende a ideia de educação para todos, está é a base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação é importante até hoje no Brasil. O que torna a trajetória de Anísio Teixeira admirável é a persistência na defesa da democracia e da educação para a democracia, que constituiu o motivo central de devotamento da sua vida.
Conheça o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no endereço eletrônico http://www.inep.gov.br/.
Um super beijo.... espero que essa páscoa tenha sido cheia de doces lembranças.....
Um super beijo.... espero que essa páscoa tenha sido cheia de doces lembranças.....
Carla, parabéns pelo post!
ResponderExcluirA páscoa sempre é um bom momento para relembrarmos o renascimento de Cristo e praticarmos boas ações!
Que você tenha aproveitado ao máximo!
abraço!
Helton