sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MÓD. 11 - Aula 01 (04/02)

 
Bom dia .. bom dia... um ótimo retorno à todos! Com as forças um pouco mais revigoradas estamos de volta para mais uma etapa do nosso curso.
Iniciamos a nossa aula, com uma mensagem de bom dia apresentada pelo nosso tutor Cézar. Após, começamos a estudar o Módulo 11 (Audiovisuais: arte, técnica e linguagem), esse módulo tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a linguagem audiovisual. Fazer um passeio pelas experiências que se utilizaram dessa modalidade de comunicação para o desenvolvimento da educação. Permitir que educadores e profissionais que trabalham nos sistemas escolares possam construir uma visão mais aprofundada e crítica dos audiovisuais dentro e fora da escola.
Referente a unidade 01 (Introdução à linguagem audiovisual) a três vídeos:

Este primeiro mostra a evolução dos filmes desde 1910 e como é nos bastidores para a sua filmagem.



O segundo é sobre uma produtora chamada Carol Scalice que relata a sua história desde os primeiros estágios até a sua formação profissional e como desenvolve o seu trabalho. 



O terceiro vídeo foi uma parte do filme “Tempos Modernos” – Charlin Chaplim, cujo qual foi analisado a fim de responder o pratique da página 13. Segue filme e pratique:





 
Gostaria de convidar você a olhar para esta imagem, um fotograma do filme Tempos Modernos. Nela, vemos um homem em meio às engrenagens de uma máquina.
Podemos ver também a pujança das máquinas, sua força e estabilidade, mesmo em movimento. O homem se agarra à alavanca e faz movimentos pouco naturais, como se desafiasse até mesmo a gravidade. As máquinas propõem uma nova ordem para tudo e, principalmente, para o homem. Além do que já foi dito, o que mais podemos depreender dessa imagem dos “tempos modernos”? Que outra imagem podemos sugerir? Registre suas idéias em seu memorial.

Obs. Resposta entregue ao professor em sala, aguardando a devolução para postagem.

 
Em seguida discutimos o pratique da pág. 15:

Quando olhamos para esta imagem, uma fotografia de uma sala de cinema, o que vemos? As técnicas da perspectiva conduzem nosso olhar a um ponto de fuga (veja desenho abaixo). Por este ponto de fuga que conduz para a tela branca, entramos no filme quando as luzes da platéia se apagam. Uma sala de cinema moderna não tem janela, a única janela que vemos é a própria tela. É a tela que se abre à nossa frente, descortinando paisagens impossíveis e tornadas absolutamente reais pelas técnicas cinematográficas. Nisso a linguagem audiovisual é primorosa. Podemos pensar que as telas do cinema e também da televisão são janelas abertas para o mundo. As salas de cinema têm os soalhos forrados de carpetes, eles amortecem o barulho eventual de espectadores. O som que sobressai vem das caixas. Cada
espectador vê o seu próprio filme, está ao lado de outro espectador, mas não deve falar com ele. Interromperia o som que vem do filme. É preciso refletir sobre isso: o que acontece numa sala cinema? Elas parecem impor um tipo de comportamento que, guardando da devidas
proporções, aproximam-se do comportamento do operário de Charles Chaplin em Tempos Modernos? Ou não? Registre suas reflexões no memorial.

Obs. Resposta entregue ao professor em sala, aguardando a devolução para postagem.



 
Após, assistimos a dois trailers: O menino do Pijama Listrado e Tristão e Isolda. Com eles pudemos analisar a forma com que os mesmo são produzidos com o intuído de prender a nossa atenção, fazendo com que comparticipamos das histórias nos mantendo envolvidos com o seu enredo. 





 
Dando continuidade a aula, iniciamos a unidade 02 (Audiovisual e educação), onde nos foi proposto uma das PPS desse Módulo. Baseado no Festival do Minuto, o tutor nos solicitou como PPS, a produção de um vídeo com tema e ferramentas livres. Agora é só trabalhar nessa atividade na próxima aula e esperar pelas apresentações.







Nenhum comentário:

Postar um comentário