Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é.......(hummm.. adeus feriadão e seja bem vinda a realidade...rs...espero que todos tenham desfrutado muito bem desse carnaval... vamos ao que interessa???)
O que é psicologia?
Qual a relação entre desenvolvimento e a aprendizagem?
Éééé´... fomos bombardeados com essas perguntas logo de início! Como sempre, Helton tentando colocar as nossas cabecinhas para funcionar... Depois de uma pequena folguinha a nossa aula de sábado começou assim:
1º Helton entregando uma folha em branco;
2º Helton perguntando: o que é psicologia? E qual a relação entre desenvolvimento e a aprendizagem;
3º Helton dando 10 minutos para responder as questões;
4º Helton solicitando as respostas na folha (após 10 minutos);
5º Helton recebendo a folha.... ainda em branco....rs...poxa!!! responder essas questões em 10 minutos após um feriadão de carnaval, é quase impossível... hehehe...
Após a “tortura psicológica”, e as perguntas devidamente respondidas e entregues, assistimos ao vídeo da autora do Módulo 04, Regina Lucia Sucupira Pedroza, que trata sobre – Relações Interpessoais: abordagem psicológica -. Não pude deixar de notar, enquanto assistíamos ao vídeo, a cara do Helton, lendo as nossas respostas sobre as questões anteriores, era uma mistura de cara de interrogação com uma leve expressão de sorriso e concordância... consegue imaginar isso???☺☺☺☺
Nossa aula foi voltada a questão do desenvolvimento e aprendizagem.
Por meio de sorteio, formamos grupos afim de, realizarmos uma apresentação sobre os psicólogos : Skinner, Piaget, Freud, Vygotsky e Wallon. A apresentação vai ser no dia 26/03 e ficamos com o nosso amado Skinner... (meu grupo: Janete, Letícia, Maiko, Marta, Widrson e é claro: eu...rs..), vamos ver em que vai dar, será o nosso primeiro seminário.
Segue resposta das questões propostas pelo Helton, a ser parte integrante do memorial.
1) Qual é a definição de psicologia? E qual é o seu objetivo de estudo segundo a autora do módulo?
Segundo a autora, psicologia é a ciência que estuda o ser humano concreto em todas as suas expressões, como comportamento e sentimentos, construídos a partir das relações sociais, das vivências individuais e da constituição Biológica. E tem como objetivo de estudo, a mente humana de outra forma. A forma experimental a partir do método científico.
2) Quais as relações entre a psicologia e a educação?
Sendo o comportamento um dos ícones de análise da psicologia, se faz uma relação de cumplicidade entre a própria e a Educação. A psicologia auxilia o educador no convívio das relações grupais, em suas necessidades de reflexão e de construção de conhecimento. Possibilita-o alcançar segurança e autonomia na sala de aula. Essa relação propicia ao educador refletir e conhecer sobre o desenvolvimento humano e os processos de ensino/ aprendizagem.
3) Como a psicologia pode me ajudar na realização das tarefas no meu dia- a- dia, na escola onde trabalho?
No ambiente escolar, encontramos diversas formas de comportamento. Nós, educadores, precisamos de certa forma dela (psicologia), para ter condições de melhor interpretar o comportamento dos alunos e até mesmo dos nossos colegas de trabalho. Esses comportamentos podem ser apresentados como forma de: ansiedade, irritabilidade, depressão, agressividade, e timidez.
Levando em consideração, que muitas vezes temos um poder de persuasão na formação do aluno, devemos abusar da ética e do profissionalismo, tentando sempre compreender as mudanças no ambiente escolar. E a melhor maneira de se fazer isso é ter a capacidade de ouvir os outros e procurar compreender as diversas formas de conhecimento.
E para finalizar um vídeo visto em aula:
Filtro Solar...
Beijos e até o próximo sábado...
Tortura psicológica??? kkk não é que eu não tinha pensado nisto... mas até que tem relação com o conteúdo, kkkk
ResponderExcluir