terça-feira, 29 de março de 2011

MÓD. 04 - Aula 03 (26/03)

...então o sol nasce e chega o grande dia do nosso primeiro seminário.... Nossa que correria!!! E a expectativa então????.... Mas acho que todos se saíram muito bem...
Foram 5 apresentações sobre os seguintes psicólogos....

Skinner

A base do trabalho de Skinner refere-se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante (Skinner dizia que o seu interesse era em compreender o comportamento humano e não manipulá-lo).



Piaget


Foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.



Freud


Mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista austríaco e judeu, fundador da psicanálise. Suas idéias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.

Vygotsky


Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos.


Wallon


Tornou-se bem conhecido por seu trabalho científico sobre Psicologia do Desenvolvimento, devotado principalmente à infância, em que assume uma postura notadamente interacionista, e por sua atuação política e posicionamento marxista. Por sua formação, ocupou os postos mais altos no mundo universitário francês, em que liderou uma intensa atividade de pesquisa.



E sábado que vem tem mais.... bjusssss.....



Nos bastidores...


    Depois desse memorial postado, fui para casa e fiquei lembrando dos acontecimentos do sábado passado.... aí então pensei:  foram tantos,  que não posso deixar de relatar para os meus amigos...
A história começou assim:
   Primeiro, voltarei na sexta- feira... pois esse dia foi importante para o “desenrolar” da história... amanheci com uma bela enxaqueca (e o pior é que não foi de festa!!! Assim seria até aceitável...rs...).  Para quem me conhece, sabe que trabalho é o meu nome... podem me chamar de caxias, mas dificilmente falto trabalho.. e não é que nesse dia faltei!!... estava mal “pacas”. Tá, você deve estar se perguntando: e o que que isso tem haver com sábado??? É que por ter passado mal quase que não “me levei” no curso..rs...
   E então o sol nasce, abro os olhos e penso: “la vou eu”. Levantei meio daquele jeito, me arrumei peguei a chave do carro e fui para o curso. Esse é outro fator, faz pouco tempo que “tirei” a carteira de motorista, e ainda estou em adaptação. Para mim está sendo uma vitória sair sozinha sem precisar dos outros... tudo bem que o meu espaço é limitado, pois só sei ir no trabalho, levar minha filha na escola e ir para o curso..rs... mas calma!!! É aos poucos que se vai abrindo fronteiras...Bom, voltando ao tema principal, cheguei no Guimarães, estacionei quase no portão da escola (ótimo!!! Um lugar perfeito para deixar o carro) e me adentrei no recinto. Logo vi Marta, coléga e parceira do trabalho sobre Skinner, que já foi perguntando: trouxe a pipoca???? AHHHHHH..... PIPOCA???? Meu Deus!!! Estava feliz por ter conseguido chegar, eu la ia lembrar da pipoca no estado em que me encontrava??? Rs... mas, como eu havia me disposto a levar a pipoca é claro que falei: “PUTZ, não trouxe, mas volto busca em um minuto”. Mesmo sobre protesto de Marta, que insistiu em dizer que não precisava ir até em casa para buscar a pipoca, eu como uma pessoa de palavra, sai correndo e fui até em casa a fim de pegar a bendita pipoca.... hehehe... Até ai tudo bem!!.... Voltando ao colégio, é claro que a minha vaga maravilhosa não estava mais disponível, foi aí que vi um espaço embaixo de uma árvore e pensei:  hummm... é um bom lugar, não é longe da escola e ainda não vai “pegar” sol no carro. Beleza, estacionei lá mesmo e entrei com a pequena bacia de pipoca. Ahhhh!!! quero agradecer a minha vizinha!!! Sim a vizinha!!! Mas o que que a vizinha tem haver com a história??? É que a pipoca que eu tinha em casa era pouco para a turma toda... e é claro que acordei a vizinha para emprestar um pacote de pipoca..rs.. (isso me faz lembrar que devo um pacote de pipoca para ela...). A partir dai as coisa andaram em um clima mais calmo. Terminada as apresentações, chega a hora de ir para casa. Eu, toda faceira, com a bacia de pipoca já vazia embaixo de braço, me dirijo ao carro para ir embora. NOSSSAAAAAA!!!!! Entendi porque ninguém estaciona naquele lugar, meu carro estava completamente coberto... coberto???? De folha da árvore??? Não, não meus amigos. Coberto de um produto que um certo bichinho de porte pequeno, que tem asas, pico e que faz “pipipipi” libera de vez em quando... mas nesse dia fizeram a festa!!! Caramba!!! Não imaginava que um ser tão pequeno podia faze tanto estrago. Se bem que pelo estado do carro estava a familia inteira, do bisneto ao tataravó naquela árvore e resolveram ir todos ao mesmo tempo ao “banheiro”, que nesse caso foi o meu carro... Bom, fazer o que né??? Só me restava tentar limpar o parabrisa ( porque não enxergava nada), entrar no carro e ir embora. Afinal com as “forças” da natureza ninguém brinca....rs.... bjuuuussss..... 

MÓD. 04- Aula 02 (19/03)

    Nesse sábado tivemos como tarefa, assistir um filme denominado Crianças Invisíveis, esse filme é formado por sete curtas-metragens realizados no Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia, Burkina Faso, China e Estados Unidos. Porém, pela falta de tempo assistimos apenas 4 documentários. São documentários que mostram histórias de crianças que lidam com uma dura realidade, onde a falta de estrutura familiar e condições financeiras ficam em evidência.


    Para análise dessa aula segue proposta de atividade:
1 - O que é infância? Como deve ser vivida? De que forma pode ser feliz? Quais são as historias da infância de cada um deles? O que foi inesquecível (pontos positivos e negativos)
Cientificamente falando infância é o período da vida humana que vai do nascimento à adolescência (0 a 12 anos). A Infância é a fase da vivência e percepção do mundo a partir do olhar, tocar, saborear, sentir e agir. Mas, falando da infância de uma forma popular, é a fase de brincar, correr, pular, gritar, cantar...Deve ser vivida da forma mais saudável possível com: carinho e atenção dos pais, em um lar com estrutura, que ofereça segurança e aconchego, com mais ar livre e menos meios comunicativos (tv, internet, jogos eletrônicos). Ter uma alimentação adequada, frequentar uma escola, ter amigos, saber dos seus direitos e deveres, aprender a lidar com regras, ter conhecimento do seu espaço como criança, ter direito de expressão, saber ouvir e falar.... isso é ser uma criança feliz... 

Nos foi passado 4 documentários:
1)       Ciganos – da Sérvia: Conta a história de um menino que foi mandado para um reformatório, pois era induzido pelos pais a roubar para “ajudar” no sustento da família. Mesmo diante da rigidez e das regras encontradas, o menino preferia viver no reformatório do que  em contato com a agressão física e o mau exemplo da família.
2)       Crianças de Jesus na América – EUA : Relata a história de um casal e sua filha que são portadores do vírus HIV. Mostra o preconceito contra a criança no ambiente escolar e as dificuldades que um soro-positivo enfrenta.
3)       Bilú e João – Brasil: Retrata a triste história das nossas crianças nas grandes cidades, morando em favelas e tendo que trabalhar como catadores para ajudar no sustento da família.
4)       Ciro- Itália: Mostra a história de um menino que utiliza de meios ilícitos, nesse caso roubo, para garantir uma vida “melhor” para a sua família. Ciro é um menino que age como “Homem”, mais fica visível a lacuna que a falta de uma infância saudável lhe causou.
    Esse curta nos possibilitou ver que, infelizmente isso está se tornando comum, não só no Brasil, mas em vários países. Crianças que perdem a sua inocência, seus sonhos, a infância e passam agir como “adultos”, quando deveriam estar freqüentando uma escola, brincando, tendo uma boa alimentação e recebendo o amor de seus pais.



2- Qual a história que mais se destacou? Justifique:
É difícil falar qual dos casos é o mais marcante. Pois, todos fogem do que deveria ser uma infância feliz.. Aí nos fica a pergunta: O que nós como educadores podemos fazer para ajudar nesses casos??? Qual é o nosso papel??? Até que ponto temos o espaço para agir???


3 - Vocês acreditam que as condições materiais, ambientais e familiares contribuem para o desenvolvimento humano? De que forma?
A criança traz traços genéticos na sua personalidade, porém esses traços não são permanentes por toda a vida, eles vão mudando de acordo com o meio em que vivem. A família tem um papel importante nessa construção, os filhos usam exemplos dos pais. Outro fato importante para a formação da personalidade é respeitar a individualidade da criança.


"Só as crianças e os velhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora, e suas esperas e desejos nunca se estendem além de cinco minutos..."
( Mario Quintana )

quinta-feira, 17 de março de 2011

MÓD. 04 - Aula 01 (12/03)

    Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é.......(hummm.. adeus feriadão e seja bem vinda a realidade...rs...espero que todos tenham desfrutado muito bem desse carnaval... vamos ao que interessa???)
    O que é psicologia?
    Qual a relação entre desenvolvimento e a aprendizagem?
    Éééé´... fomos bombardeados com essas perguntas logo de início! Como sempre, Helton tentando colocar as nossas cabecinhas para funcionar... Depois de uma pequena folguinha a nossa aula de sábado começou assim:
    1º Helton entregando uma folha em branco;
    2º Helton perguntando: o que é psicologia? E qual a relação entre desenvolvimento e a aprendizagem;
    3º Helton dando 10 minutos para responder as questões;
    4º Helton solicitando as respostas na folha (após 10 minutos);
    5º Helton recebendo a folha.... ainda em branco....rs...poxa!!! responder essas questões em 10 minutos após um feriadão de carnaval, é quase impossível... hehehe...

    Após a “tortura psicológica”, e as perguntas devidamente respondidas e entregues, assistimos ao vídeo da autora do Módulo 04, Regina Lucia Sucupira Pedroza, que trata sobre – Relações Interpessoais: abordagem psicológica -. Não pude deixar de notar, enquanto assistíamos ao vídeo, a cara do Helton, lendo as nossas respostas sobre as questões anteriores, era uma mistura de cara de interrogação com uma leve expressão de sorriso e concordância... consegue imaginar isso???☺☺☺☺
    Nossa aula foi voltada a questão do desenvolvimento e aprendizagem.
    Por meio de sorteio, formamos grupos afim de, realizarmos uma apresentação sobre os psicólogos : Skinner, Piaget, Freud, Vygotsky e Wallon. A apresentação vai ser no dia 26/03 e ficamos com o nosso amado Skinner... (meu grupo: Janete, Letícia, Maiko, Marta, Widrson e é claro: eu...rs..), vamos ver em que vai dar, será o nosso primeiro seminário.

    Segue resposta das questões propostas pelo Helton, a ser parte integrante do memorial.

1)       Qual é a definição de psicologia? E qual é o seu objetivo de estudo segundo a autora do módulo?
    Segundo a autora, psicologia é a ciência que estuda o ser humano concreto em todas as suas expressões, como comportamento e sentimentos, construídos a partir das relações sociais, das vivências individuais e da constituição Biológica. E tem como objetivo de estudo, a mente humana de outra forma. A forma experimental a partir do método científico.


2)       Quais as relações entre a psicologia e a educação?
    Sendo o comportamento um dos ícones de análise da psicologia, se faz uma relação de cumplicidade entre a própria e a Educação. A psicologia auxilia o educador no convívio das relações grupais, em suas necessidades de reflexão e de construção de conhecimento. Possibilita-o alcançar segurança e autonomia na sala de aula. Essa relação propicia ao educador refletir e conhecer sobre o desenvolvimento humano e os processos de ensino/ aprendizagem.

3)       Como a psicologia pode me ajudar na realização das tarefas no meu dia- a- dia, na escola onde trabalho?
    No ambiente escolar, encontramos diversas formas de comportamento. Nós, educadores, precisamos de certa forma dela (psicologia), para ter condições de melhor interpretar o comportamento dos alunos e até mesmo dos nossos colegas de trabalho. Esses comportamentos podem ser apresentados como forma de: ansiedade, irritabilidade, depressão, agressividade, e timidez.
    Levando em consideração, que muitas vezes temos um poder de persuasão na formação do aluno, devemos abusar da ética e do profissionalismo, tentando sempre compreender as mudanças no ambiente escolar. E a melhor maneira de se fazer isso é ter a capacidade de ouvir os outros e procurar compreender as diversas formas de conhecimento.



    E para finalizar um vídeo visto em aula:
    Filtro Solar...



  Beijos e até o próximo sábado...

sexta-feira, 4 de março de 2011

MÓD. 03 - Aula 04 (26/02)

    Se o motivo para não desaminar for não cair na rotina, então vamos estar motivados até o último minuto do curso. Aula passada, como já relatado no memorial 03 foi bem diferente. E nesse sábado (26/02), tivemos a visita do pessoal da Diretoria de Tecnologia Educacional (DITEC) da área da Coordenação de Multimeios, onde em uma palestra, relataram o seu trabalho e algumas técnicas usadas para montar todo o material visual e de áudio.
    O grupo de formação da Coordenação de Multimeios é compostos por professores, que procuram dentro de uma metodologia pedagógica, desenvolver os matérias de apoio didático aos educadores. Esses matérias, podem ser solicitados a coordenação, que depois de analisados e feito um cronograma de produção, vai para a finalização e reprodução do material.
    Esse setor disponibiliza de vários recursos didáticos como: Acervo fotográfico, Ilustrações, Web Rádio, Web Conferencia, Animações, produção gráfica entre outros. Todo esse material pode ser encontrado no site http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeiosUm dos recursos disponíveis no site que recomendo é: Série Recreio com Histórias (o que encaixa bem com o tema que estamos estudando). 
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=104.



    Segue atividade proposta pelo Helton para ser parte integrante do memorial:


Você já viu que a escola é um espaço de relações e práticas sociais. Nas práticas que se realizam no espaço escolar é necessário considerar a existência de regras. Quais são as regras consideradas mais importantes na escola em que trabalha? São aquelas que estão afirmadas nos documentos legais como regimento e projeto político- pedagógico ou as da prática cotidiana, que não estão escritas em documento algum? (pág 70).


    Para um bom funcionamento do espaço escolar se faz necessárias regras. Disciplina é o ícone principal no Colégio em que trabalho. Até parece ditadura, mas não é. Não tenho conhecimento do funcionamento das outras escolas, mas, posso ter uma base pelos professores que já atuaram ou ainda atuam em outras instituições.
    O fato de ser uma Direção de pulso firme faz com que o bom convívio (organizado) flua bem. As regras são as básicas: o uso obrigatório do uniforme, pontualidade, respeito uns com os outros, enfim postura de um ser humano. E toda vez que essas regras são desrespeitadas atitudes são tomadas. Em geral, pode-se afirmar que é colocado em prática o que compõe o Regimento e o P.P.P.


Será que na escola em que você trabalha isso acontece mesmo? Será que nela as pessoas se tornam diferentes na convivência com os outros? Ou será que cada um quer que os outros sejam iguais a eles próprios? Isso acontece apenas nas salas de aula ou acontece em outros espaços também? Como podemos dialogar com os outros nos espaços pelos quais somos responsáveis? Que valores e significados estão presentes nas práticas que você realiza no seu trabalho e que podem afetar a educação na escola? Escreva como o seu espaço de trabalho pode ser organizado para que todos possam aprender algo ali. (pág. 83)

    O aprender e o ensinar são constantes! É fato que podemos aprender e ensinar além das fronteiras de uma sala de aula. O convívio com outras pessoas nos faz enxergar em vários ângulos. Existem pessoas que aceitam melhor a opinião das outras, porém há aquelas que são praticamente irredutíveis ao seu conceito.       Isso é comum. Sempre existiu e vai continuar existindo. Cada um tem o seu jeito de ser, de agir e comunicar-se. Os valores que atribuo para a minha prática como Agente Educacional (e diga-se de passagem, para a minha vida) é saber falar. Educação e atenção, dizer de uma forma sutil o que está errado e como pode melhorar, dificilmente altero a voz e procuro ajudar sempre que necessário (o que muitas vezes me prejudica, pois assim como existem pessoas que precisam de ajuda, tem as que se aproveitam disso). Enfim, bom humor e carisma.


E para finalizar o Módulo 03, um vídeo visto em sala sobre o trabalho.... “Tripalium”...


Um beijo para todos e um ótimo carnaval.....