segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MÓD. 03 - Aula 2 (12/02/2011)

     O módulo 03 como já havia comentado no memorial anterior, refere-se ao Devir Humano. Confesso que esse tema me deixou bem confusa. Signos, símbolos, linguagem, cultura, vir a ser e transformar-se... (embolou tudo no meio de campo), mas como diria minha mãe: “as abóboras se acomodam com o andar da carruagem”. Ao poucos, lendo e ouvindo sobre o assunto já vai aparecendo uma luz no fim do túnel.
Nossa primeira atividade do dia foi responder a questão da página 34, que diz o seguinte:

     Você concorda que há situações em que pessoas parecem com papagaios que só conseguem repetir o que os outros dizem e não conseguem dizer nem pensar de forma diferente? Você teria condições de descrever uma situação em que isso aconteceu? Isso já aconteceu com você? Então escreva: onde, quando, com quem e o que aconteceu.

     Coloquei naquele papel uma experiência, que realmente não gostaria de ter vivido. O que Helton via fazer com as respostas, ainda não sei. Pois, pediu anonimato no relato e os guardou com ele.
     Como não poderia faltar, assistimos alguns vídeos: A folha amassada. http://www.youtube.com/watch?v=lc5Hhl9ac6Y
este vídeo nos passa a mensagem de que devemos  nos controlar com as nossas palavras e atitudes, que assim como  uma folha amassada, ao magoarmos alguém, mesmo nos arrependendo e tentando desamassá-la, ela nunca mais voltará a ser a mesma.

     Outro vídeo foi com o Autor do Módulo 03: Maurício Leão. O autor comentou sobre o que tentou transmitir com a sua abordagem filosófica sobre o homem, seu pensamento e cultura (diga-se de passagem que: só quis transmitir, por que, pelo menos para mim, não conseguiu...rs... ).
    Logo após, formamos grupos, a fim de responder algumas questões do módulo. Expondo em seguida as nossas respostas aos colegas.
     E lá vem Helton com mais atividades criativas, como um dos temas da aula foi comunicação verbal e a não verbal, trabalhamos um pouco de mímica (o que serviu para dar boas risadas e analisar a dificuldade que muitos surdos e mudos enfrentam).


Segue proposta de atividade referente à primeira aula do Mód. 03 (05/02/2011).

* Perguntar para quatro colegas de trabalho: “Na sua opinião,qual o significado do seu trabalho para a educação?”
      A primeira colega que pedi para responder à essa pergunta estava um tanto irritada.
     A falta de profissionais nas escolas, e a não contratação de mais funcionários, está desmotivando os poucos que ainda restam. Não sei se é comum nas escolas, mas pelo menos onde trabalho, falta comunicação entre os setores. Muitas vezes acontecem coisas em nosso ambiente de trabalho e nem ficamos sabendo. Bom, trocando por miúdos, o fato foi o seguinte: Mudaram o horário de entrada dos alunos (10 minutos antes) e não comunicaram isso as “Tias” (Agente Educacional I), que estão apenas em 2 para limpar todas as salas. Esse fato acarretou tumultuo, pois as salas não estavam todas limpas quando os alunos começaram a entrar. E é claro que, quem ouviu reclamações foram as “Tias”. (segue resposta):

                1) Para a educação o meu trabalho não tem nenhum significado, mas, para a limpeza tem um grande significado.

M. P. M. (Ag. Ed. I)– Escola Júlio Mesquita.





                2) Meu trabalho como educador é encaminhar o educando para uma vida futura, com plena capacidade de desenvolvimento e entendimento.

L. P. (Diretor auxiliar) J.M.




                3) No ambiente escolar todos os funcionários têm sua importância, não somente o professor, ele é responsável pelo ensino em sala de aula, nós administrativos e  serviços gerais, cada um em sua função, da a sua contribuição, ou seja, desde a limpeza da sala de aula ao atendimento na secretaria, todos fazemos parte neste processo. Como bibliotecária, sinto-me no dever de incentivar e criar nos alunos o gosto pela leitura, o que não é uma tarefa fácil, mas o resultado final é maravilhoso, desta forma estou fazendo meu papel na educação, sinto-me parte dela.
M. A. S. (Ag. Ed. II) J.M.
                4) Como Professora resumiria como algo indispensável para “lubrificação” dessa máquina chamada cérebro, que direciona o ser humano. Embora em um sentido figurado, o professor dever ser ainda mais que, óleo e combustível, deve ser amor, pois estamos compactuando com seres vivos. “Seres humanos”.
                V. J. (Professora readaptada) J.M



Aos colegas que me ajudaram respondendo a questão a cima, o meu muito obrigada!!!!...

2 comentários:

  1. pro teu governo, já postei a aula de sábado tá, hahaha... quem aqui é preguiçoso?? rsrsrs... bjs, até a noite!!

    ResponderExcluir
  2. pode deixar que guardarei com muito carinho as expressões de vocês!
    abraço

    ResponderExcluir