quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MÓD. 03 - Aula 03 (19/02)


    Posso dizer que essa aula foi de arrepiar os cabelos...rs... calma, não teve assombração e nem tão pouco terrorismo.. Nossa aula foi um tanto diferente, fizemos uma excursão com a Linha Turismo de Curitiba, foi tanto vento nas madeixas que não teve como não arrepiar...
    Marcamos encontro na Praça Tiradentes (nosso ponto de partida), além de interagirmos com os nossos colegas de sala, pudemos compartilhar desse passeio juntamente com a turma do Curso Secretaria Escolar.
    Nossa carruagem chegou as 9:00 e logo demos início a nossa viagem entre culturas e etnias diferentes.
    Curitiba, desde quando se tornou capital do Paraná em 1853, manteve um ritmo de crescimento urbano, e devido os imigrantes europeus (na sua maioria: alemães, poloneses, ucranianos e italianos) trás em sua população uma grande diversidade cultural. 


Nosso trajeto foi o seguinte: 

  1.      PRAÇA TIRADENTES
    Marco zero da cidade, é dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada em seu centenário em 1993.
            
  2.      RUA DAS FLORES
    A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. É importante eixo comercial da capital.
  3.      VISCONDE DE NACAR
  4.      MUSEU FERROVIÁRIO
    Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo Shopping Estação abriga o Museu Ferroviário, da Farmácia, do Perfume, o Teatro de Bonecos além do moderno centro de eventos Estação Embratel Convention Center.
  5.      TEATRO PAIOL
    Antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícius de Moraes, que compôs música especialmente para a ocasião. Símbolo da transformação cultural de Curitiba.
  6.      JARDIM BOTÂNICO
    Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans Krajcberg.
  7.      ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA/MERCADO MUNICIPAL
    Sua concepção moderna e funcional representou em 1972, quando foi inaugurada, um marco no país em terminais de transporte.
  8.      TEATRO GUAÍRA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
    Na Praça santos Andrade localiza-se o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.
  9.      PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE
    O Passeio é o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial Árabe é edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. É também biblioteca pública.
  10.      CENTRO CÍVICO
    Sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba. Implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná.
  11.      MUSEU OSCAR NIEMEYER
    Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.
  12.      BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS
    Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.
  13.      BOSQUE ALEMÃO
    Lembra as mais caras tradições dos alemães, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, no século dezenove, a partir de 1833. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.
  14.      UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE - UNILIVRE
    Inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, promove educação ambiental para a população em geral. É, por si só, uma lição de ecologia, integrando a arquitetura ao meio ambiente.
  15.      PARQUE SÃO LOURENÇO
    Uma velha fábrica de cola deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições.Seu lago é cercado por ampla área verde nativa.
  16.      ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI
    Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet.
  17.      PARQUE TANGUÁ
    Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista para caminhada e corrida, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Implantado em 1996.
  18.      PARQUE TINGUI
    O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis, da nação Guarani.
  19.      MEMORIAL UCRANIANO
    O Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, é homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, comemorado em 1995. Uma réplica da Igreja de São Miguel, da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná, com telhas de pinho e cúpula de bronze, é um museu.
  20.      PORTAL ITALIANO
    O Portal sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade. Utiliza elementos de três edificações típicas da imigração italiana, entre elas a igreja matriz, com sua torre separada do corpo principal.
  21.      SANTA FELICIDADE
    Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.
  22.      PARQUE BARIGUI
    Um dos maiores da cidade, implantado em 1972, é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano à beira do lago. Tem espaços para exposições e eventos, museu do automóvel, esportes e várias outras atividades.
  23.      TORRE PANORÂMICA/BRASIL TELECOM
    Suporte dos serviços de telecomunicações, permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109,5 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares.
  24.      SETOR HISTÓRICO
    As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, tem feira de artesanato.

   Sem dúvida, todos os lugares visitados são lindos, porém os que mais chamaram a minha atenção foram: Bosque do Papa/ Memorial Polonês e o Bosque Alemão. Talvez por ser de descendente alemão e polonês me identifico com esses lugares, uma arquitetura rústica voltada ao meio ambiente.

   É claro que pudemos identificar as diferenças culturais nessa excursão, afinal cada povo tem seus costumes e tradições. Mas como se tratava de uma Linha de Turismo, é óbvio que os lugares visitados pertenciam (na sua grande maioria) à bairros nobres, com suas mansões e jardins bem cuidados. Sendo assim, as diferenças sociais e econômicas deixaremos um pouco de lado. Mas, sem esquecer que elas fazem grande diferença nessa pluralidade cultural.
  Certamente foi uma aula gostosa, ainda mais para mim, que embora morando alguns anos em Curitiba ainda sou desconhecedora da região.

CURIOSIDADES

- No Líbano, os homens podem legalmente ter relações sexuais com animais, mas tem que ser fêmeas. Relações sexuais com machos são punidas com a morte.

- Em Bahrain, um médico pode legalmente examinar a genitália feminina, mas ele é proibido de olhar diretamente para ela durante o exame. Ele pode apenas olhar através de um espelho.

- Os muçulmanos não podem olhar os genitais de um cadáver. Isto também se aplica aos funcionários da funerária. Os órgãos sexuais do defunto devem estar sempre cobertos por um tijolo ou por um pedaço de madeira. 

- A penalidade para a masturbação na Indonésia é a decapitação.

- Há homens em Guam cujo emprego em tempo integral é viajar pelo país e deflorar virgens, que os pagam pelo privilégio de ter sexo pela primeira vez. Razão: pelas leis de Guam, é proibido virgens se casarem.

- Em Hong Kong, uma mulher traída pode legalmente matar seu marido adúltero, mas deve fazê-lo apenas com suas mãos. Em contrapartida, a amante do marido pode ser morta de qualquer outra maneira.

- A lei autoriza vendedoras a ficarem de topless em Liverpool, Inglaterra, mas somente em lojas de peixes tropicais.

- Em Cali, na Colômbia, uma mulher só pode ter relações com seu marido e, na primeira vez que isso ocorre, sua mãe deve estar no quarto para testemunhar o ato.

- Em Santa Cruz, na Bolívia, é ilegal um homem ter relações com uma mulher e a filha dela ao mesmo tempo.

- Em Maryland, preservativos podem ser vendidos em máquinas somente "em lugares onde são vendidas bebidas alcoólicas para consumo no local".


Algumas fotos do passeio....







segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MÓD. 03 - Aula 2 (12/02/2011)

     O módulo 03 como já havia comentado no memorial anterior, refere-se ao Devir Humano. Confesso que esse tema me deixou bem confusa. Signos, símbolos, linguagem, cultura, vir a ser e transformar-se... (embolou tudo no meio de campo), mas como diria minha mãe: “as abóboras se acomodam com o andar da carruagem”. Ao poucos, lendo e ouvindo sobre o assunto já vai aparecendo uma luz no fim do túnel.
Nossa primeira atividade do dia foi responder a questão da página 34, que diz o seguinte:

     Você concorda que há situações em que pessoas parecem com papagaios que só conseguem repetir o que os outros dizem e não conseguem dizer nem pensar de forma diferente? Você teria condições de descrever uma situação em que isso aconteceu? Isso já aconteceu com você? Então escreva: onde, quando, com quem e o que aconteceu.

     Coloquei naquele papel uma experiência, que realmente não gostaria de ter vivido. O que Helton via fazer com as respostas, ainda não sei. Pois, pediu anonimato no relato e os guardou com ele.
     Como não poderia faltar, assistimos alguns vídeos: A folha amassada. http://www.youtube.com/watch?v=lc5Hhl9ac6Y
este vídeo nos passa a mensagem de que devemos  nos controlar com as nossas palavras e atitudes, que assim como  uma folha amassada, ao magoarmos alguém, mesmo nos arrependendo e tentando desamassá-la, ela nunca mais voltará a ser a mesma.

     Outro vídeo foi com o Autor do Módulo 03: Maurício Leão. O autor comentou sobre o que tentou transmitir com a sua abordagem filosófica sobre o homem, seu pensamento e cultura (diga-se de passagem que: só quis transmitir, por que, pelo menos para mim, não conseguiu...rs... ).
    Logo após, formamos grupos, a fim de responder algumas questões do módulo. Expondo em seguida as nossas respostas aos colegas.
     E lá vem Helton com mais atividades criativas, como um dos temas da aula foi comunicação verbal e a não verbal, trabalhamos um pouco de mímica (o que serviu para dar boas risadas e analisar a dificuldade que muitos surdos e mudos enfrentam).


Segue proposta de atividade referente à primeira aula do Mód. 03 (05/02/2011).

* Perguntar para quatro colegas de trabalho: “Na sua opinião,qual o significado do seu trabalho para a educação?”
      A primeira colega que pedi para responder à essa pergunta estava um tanto irritada.
     A falta de profissionais nas escolas, e a não contratação de mais funcionários, está desmotivando os poucos que ainda restam. Não sei se é comum nas escolas, mas pelo menos onde trabalho, falta comunicação entre os setores. Muitas vezes acontecem coisas em nosso ambiente de trabalho e nem ficamos sabendo. Bom, trocando por miúdos, o fato foi o seguinte: Mudaram o horário de entrada dos alunos (10 minutos antes) e não comunicaram isso as “Tias” (Agente Educacional I), que estão apenas em 2 para limpar todas as salas. Esse fato acarretou tumultuo, pois as salas não estavam todas limpas quando os alunos começaram a entrar. E é claro que, quem ouviu reclamações foram as “Tias”. (segue resposta):

                1) Para a educação o meu trabalho não tem nenhum significado, mas, para a limpeza tem um grande significado.

M. P. M. (Ag. Ed. I)– Escola Júlio Mesquita.





                2) Meu trabalho como educador é encaminhar o educando para uma vida futura, com plena capacidade de desenvolvimento e entendimento.

L. P. (Diretor auxiliar) J.M.




                3) No ambiente escolar todos os funcionários têm sua importância, não somente o professor, ele é responsável pelo ensino em sala de aula, nós administrativos e  serviços gerais, cada um em sua função, da a sua contribuição, ou seja, desde a limpeza da sala de aula ao atendimento na secretaria, todos fazemos parte neste processo. Como bibliotecária, sinto-me no dever de incentivar e criar nos alunos o gosto pela leitura, o que não é uma tarefa fácil, mas o resultado final é maravilhoso, desta forma estou fazendo meu papel na educação, sinto-me parte dela.
M. A. S. (Ag. Ed. II) J.M.
                4) Como Professora resumiria como algo indispensável para “lubrificação” dessa máquina chamada cérebro, que direciona o ser humano. Embora em um sentido figurado, o professor dever ser ainda mais que, óleo e combustível, deve ser amor, pois estamos compactuando com seres vivos. “Seres humanos”.
                V. J. (Professora readaptada) J.M



Aos colegas que me ajudaram respondendo a questão a cima, o meu muito obrigada!!!!...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MÓD.3 - aula 1 (05/02/2011)

        

        Antes de tudo, um ótimo retorno a todos!!!
      Confesso que não estava tão disposta como o esperado, acho que precisava de mais uns dias de férias.. hehehe... Contudo notei que não sou a única, vários colegas não estavam presentes, isso significa que Helton vai ter mais trabalho na quarta- feira (dia de reposição...rs...).
Começamos falando sobre a Semana Pedagógica nas escolas. Logo no primeiro dia de aula deu “reboliço”. Já explico o motivo...
      Nosso Tutor nos entregou uma folha e pediu para que relatássemos como foi a Semana Pedagógica em nossa escola, como foi a nossa participação, no que nos acrescentou e qual é a nossa opinião sobre essa semana...
       É claro que aí surgiram as reclamações, pois, mais uma vez não nos incluíram (como educadores) nessa semana. Todo material é voltado ao professor e equipe pedagógica. E os Agentes educacionais I e II são lembrados apenas para organizar, estruturar e servir. Enfim, meus conceitos e pensamentos já foram entregues ao nosso querido Tutor em um longo relatório de indignação.
Agora vamos ao nosso tema principal da aula. Iniciamos lendo a introdução do módulo 3 “HOMEM, pensamento e cultura”. Adiante assistimos um vídeo sobre as Diferenças culturais (etnocentrismo, muito interessante) e outro sobre o Devir Humano. http://www.youtube.com/watch?v=MDaWR0Jggrs  e http://www.youtube.com/watch?v=xegFsyxnQH8&feature=related 






       Em base desses filmes e de um texto, respondemos algumas questões em dupla (no nosso caso trio.. (Maria Isabel, Mayara e eu) logo após, fizemos uma breve  exposição das respostas.   
Helton nos propôs um tema para no nosso memorial que foi:  Relate sobre o Devir Humano relacionando o conceito à sua vida profissional, descreva algumas das transformações que já ocorreram em sua formação profissional e pessoal após o início do Curso Profuncionário.