segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MÓD. 2 - Aula 4 (04/11/2010)

Sabe quando você fecha os olhos para dormir e como que num segundo o despertador da sinal de vida e você percebe que o dia chegou? Então, comecei o meu sábado assim. Acho que o final do ano já está pesando em meus ombros. Mas... FORÇA!!! Tracei uma batalha com o meu desgaste e levantei. Levantei para mais um dia de aula do Profuncionário. Cheguei em sala mais descontraída com os colegas, pois a P.P.S. de quinta- feira (02/11/2010) que foi no Memorial de Curitiba nos entrosou um pouco mais. 
O nosso Tutor Helton como sempre já estava a postos, logo foi nos entregando um resumo do Livro “Pinóquio às Avessas” de Rubem Alves (na realidade nos havia indicado a leitura do livro em algumas aulas passadas, porém com a correria que está a minha vida, acabei por não lê-lo.) Bem, voltando à aula... após a entrega do resumo pediu para que lêssemos e fizéssemos algumas anotações que julgássemos relevantes. Embora a minha defasagem de raciocínio estar em alta (como já comentado no início do memorial), pude analisar que o livro relata sobre os mecanismos e formalidades em que a escola trabalha. Que se dá mais valor à prazos, números e cronogramas do que ao grau de aprendizagem e dificuldade do aluno.
Após, Helton nos passou um vídeo de motivação, cujo nome não anotei. Mas tomei para mim a sua mensagem: Que devemos fazer/ agir de dentro para fora, com persistência, calma e amor. Que resultados muitas vezes não são imediatos e que o tempo e a experiência nos mostra o caminho.
Como nosso Tutor não dá ponto sem nó, logo foi formando grupos e passando questões sobre o resumo entregue. O meu grupo ficou formado por: Karina, Viviane, Martha, Claudete, Altamir e euzinha (..rs..). As nossas questões foram as seguintes: 1)“Onde fica o respeito às diferenças individuai (do aluno) ?” 2) “Teoriza-se tanto a diversidade na sala de aula, vivem-se tanto as diferenças individuais, defende-se ainda mais a necessidade do respeito ao ritmo de cada criança e por que se pratica a padronização na aplicação dos conteúdos?” ►No que se refere as diferenças, colocamos que os próprios professores fazem a exclusão dos alunos. Os alunos são intitulados como: os inteligentes, os bagunceiros, os quietos, os agitados... ►O respeito às diferenças individuais ficam no papel. Informações sobre o assunto e “soluções” para essas questões estão sendo propostas. Mas, é na prática que se perde o foco. Pois, mais uma vez a preocupação está no cronograma das atividades e não na diversidade de cada aluno.
Quando todos os grupos já haviam apresentado as suas respostas e os seus ânimos já estavam mais calmos (essas atividades sempre são polêmicas em nossa sala, causam discussões. Discussões construtivas é claro! ) fomos à mais um vídeo de motivação chamado “O poder da visão” (acho que o Helton percebeu o cansaço da turma e investiu com tudo nos vídeos de motivação..hehehehe).
Até aí tudo bem, estava mais pra lá do que pra cá, mas ainda estava firme! Foi quando Helton (sempre a postos como já comentado) puxou de algumas perguntas sobre um dos filmes que ele indicou para uma das P.P.S’s. Aí que a casa caiu! Assisti o filme “A missão”. Compreendi o seu contexto, a questão das missões e dos jesuítas no Brasil, a catequização dos índios e tudo mais. Porém... estava com certo bloqueio! Respondi todas as perguntas, mas tenho ciência que as respostas foram pobres, simplesmente não consegui desenvolver o meu raciocínio lógico, que de lógico não tinha nada! Bom, peço compreensão pela falta de riqueza nas respostas e... vamo que vamo..rs..
Agora deixando um pouco as atividades do dia de lado, quero colocar aqui uma observação: Quando se propor à fazer algo, faça com destreza. Se quer algo fácil deite à sombra de uma árvore e espere que caia do céu, ou que alguém lhe entregue na mão. Se não tem força para superar dificuldades e o cansaço fique onde está. Mas não impeça e não atrapalhe quem busca (mesmo desgastado do dia a dia e do compromisso com o trabalho e com a família) uma melhora, um crescimento pessoal e profissional. Se você não é capaz, deixe quem é seguir em frente.... (Falei bonito né?!...rs..)
Caso o indivíduo (que não sei quem é) não tenha entendido o recado, vê se consegue entende esse : Se não sabe brincá não desce para o play...
Acho que por hoje é só... beijocas para todos...

3 comentários:

  1. hehehe....
    ainda não me inspirei pra fazer o memorial dessa semana, nem com o título lá não me empolguei rsrsrs...
    meu email é thilimatex@yahoo.com :)

    ResponderExcluir
  2. Oi !!!
    É só .com (sem .br) hehehe... será que não colocou?
    se puder tenta no bacanerrimo@gmail.com

    :)

    ResponderExcluir
  3. Carla!!! Que lindo seu blog! vc me diz seu email pra te convidar no meu blog? bjs e ate amanha

    ResponderExcluir