quinta-feira, 29 de março de 2012

MÓD. 13 - Aula 03 (24/03)

Bom dia!!! Iniciamos a aula de hoje falando sobre os objetivos desse módulo:
- Apresentar ao funcionário escolar as práticas de laboratório, motivando-o a exercitar o uso e as rotinas de um laboratório.
- Demostrar a necessidade do laboratório escolar para a compreensão dos conteúdos, com base nas habilidades e competências desenvolvidas em aulas teóricas.



Logo em seguida respondemos e debatemos o pratiques da página 11 e 12. 


Como as nossas escolas podem estimular os alunos a construir/ criar objetos que melhorem a vida das pessoas? Se esta atividade fizer parte da prática profissional supervisionada, faça os registros necessários.
O primeiro passo é mostrar quais são as deficiências que existem na sociedade, induzir o aluno ao processo de análise do ambiente onde vive. Depois mostrar e discutir a existência dos problemas, ai é hora de pensar nas soluções, e isso pode acontecer promovendo trabalhos em grupo, discussões e debates, pode-se organizar feiras, projetos, ou seja, devem-se promover atividades diferenciadas que estimulem a criatividade dos alunos.

 Quais as principais contribuições dos povos antigos para os dias atuais?

A sociedade atual é um reflexo da construção histórica dos povos antigos, ou seja, somos uma continuidade, um desenvolvimento do que as outras pessoas foram.  Um exemplo ótimo de uma contribuição valiosíssima são os grandes pensadores e estudiosos, que deram a base para o desenvolvimento do pensamento e da aprendizagem. É o que mostra o vídeo que assistimos em seguida.

“Mentes brilhantes”.



Logo após respondemos a mais dois pratiques:

As escolas são responsáveis pelo desenvolvimento dos seus alunos?
Sim, uma vez que a criança/ adolescente passa boa parte da sua vida na escola e grande parte do seu desenvolvimento se dá na escola, sendo basicamente a base da sua formação como indivíduo.

Como podemos levá-los a desafiar os conceitos estudados?
É papel da escola estimular a curiosidade e vontade de aprender, o conhecimento é finito, criar o conceito de questionar e analisar a situação em vários ângulos, acompanhando o desenvolvimento e amparando o alunos no que for necessário.
 
Que exemplo podemos tirar da vida dos nossos personagens citados aqui? (vídeo)
Sem dúvida o exemplo de perseverança, acreditar em um objetivo e segui-lo a risca, confiar na capacidade, não desistir em frente às dificuldades e repressões.



A educação é um processo do próprio educando, mediante o qual são dadas á luz as ideias que fecundam sua alma. A educação consiste na atividade que cada homem desenvolve para conquistar as ideias e viver de acordo com elas. O conhecimento não vem de fora para o homem; é o esforço da alma para apoderar-se da verdade (PILETTI).
 

MÓD. 13 - Aula 02 (17/03)

Oi amigos, nossa aula de hoje (17/03) foi mais uma aula de campo (e como já disse antes, eu adoro esse tipo de aula), com o intuito de desenvolver mais uma PSS do Módulo 13 (Laboratórios), fizemos um visita agendada ao Parque de Ciências Newton Freire Maia, um espaço dedicado à divulgação científica e tecnológica.
Na ocasião visitamos os cinco pavilhões que compõe o parque:
Pavilhão Introdução;
Pavilhão Cidade;
Pavilhão Energia;
Pavilhão Água;
Pavilhão Botânica.
Em todos os ambientes vistamos diversos experimentos, painéis, maquetes, entre outros equipamentos.
Além dos pavilhões, na área externa visitamos o Palco Paraná que consiste em uma maquete de 5.000 metros quadrados do Paraná, na qual está representado o relevo, a hidrografia, as sedes de todos os municípios, os planaltos e as principais rodovias do estado.
Sem dúvidas é um espaço muito bem equipado e elaborado, uma ótima opção para uma aula dinâmica, agradável e rica em informações. 

Visite o site do Parque da Ciência Newton Freire Maia.



"Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem." (Karl Kraus).


Beijos à todos e até o próximo sábado.

terça-feira, 20 de março de 2012

MÓD. 13 - Aula 01 (10/03)

Olá á todos, e hoje damos início ao Módulo 13 (Laboratórios),começamos as nossas atividades pela Unidade 5 (Laboratório de Informática) falando sobre a participação da informática no dia a dia.

Iniciamos falando sobre o ENIAC  (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.

Segue vídeo sobre o a História do primeiro computador.



 
Logo em seguida falou-se sobre os softwares educativos e os softwares livres, onde os alunos colocaram a sua opinião sobre o softwares usado nas escolas hoje (Linux).



Linux : começou com a ideia de um estudante chamado Linus Torvalds de criar um clone dos sistemas UNIX da época que eram caros e não rodavam nos computadores 386 que ele tinha em casa. Assim, ele pegou o UNIX educacional chamdo Minix e passou a escrever um sistema melhor, o qual ele registrou na licença GPL (General Public License). Essa licença afirma que não se deve fechar o código de qualquer trabalho derivado do programa com essa licença. Logo, várias pessoas tomaram conhecimento dessa iniciativa pela internet e se entusiasmaram, passando a construir com o sistema que hoje é totalmente funcional, rápido, barato, atualizado e contando com milhares de aplicativos.

Para melhor entender esse sistema assistimos um vídeo chamado “A História do Linux”.


Segue Vídeo.


Outro ponto discutido na aula foi sobre a responsabilidade do Técnico no Laboratório de Informática. Este tem que desenvolver o monitoramento das máquinas, verificar os programas, possíveis instalações de softwares ou programas clandestinos e auxiliar no bom uso do laboratório.

Além disso, foi discutido sobre as regras que devem ser cumpridas no ambiente do laboratório. Como:

É Vedado;

• praticar atividades que afetem ou coloquem em risco as instalações e provoquem desperdício de recursos;

• exercer atividades que coloquem em risco a integridade física das instalações e dos equipamentos dos laboratórios, por exemplo, comer ou beber nessas dependências;

• desmontar quaisquer equipamentos ou acessórios do laboratório, sob  qualquer pretexto, assim como remover equipamentos do local a eles estimados (mesmo dentro do recinto);

• usar qualquer equipamento de forma danosa ou agressiva;

• exercer atividades não relacionadas ao uso específico de cada laboratório e da atividade proposta;

• usar os laboratórios para atividades eticamente impróprias;

• alterar a configuração de qualquer equipamento disponível;

• instalar ou remover programas, a menos que autorizado e devidamente assistido por um técnico do laboratório;

• desenvolver e/ou disseminar vírus nos equipamentos do laboratório;

• praticar ou facilitar a prática de pirataria de software ou dados de qualquer espécie;

• facilitar o acesso de pessoas estranhas não autorizadas aos laboratórios;

• usar indevidamente os recursos disponíveis na internet.



Kit básico de ferramentas para manutenção do laboratório de informática:


Clique na imagem para visualizar



Clique na imagem para visualizar

Clique na imagem para visualizar

Clique na imagem para visualizar
Clique na imagem para visualizar

Clique na imagem para visualizar

Clique na imagem para visualizar

Clique na imagem para visualizar
 
E finalizamos com os conceitos e materiais básicos de informática e logo após assistimos a um outro filme denominado: Multimídia - Dispositivos de entrada e de saída.



segunda-feira, 5 de março de 2012

MÓD. 11 - Aula 04 (03/03)


Olá caros cursistas... e foi hoje o grande dia em que todos puderam mostrar o seu lado John Ford, Chales Chaplin, Martin Scorsese, Steven Spielberg, George Luca, Francis Ford Copola de ser. Foi nesse sábado o dia das apresentações dos vídeos. Como o tema era livre, tivemos vários assuntos abordados como: Bulling, o incentivo do uso da bicicleta, homenagem ao Wando, a vida como seria melhor se fosse ao contrário, acessibilidade dos deficientes/ cadeirantes, o agitado recreio dos nossos alunos, o amanhecer, a educação e a valorização (ou desvalorização) dos profissionais da educação e ética.
Mediante cada vídeo apresentado era feito um debate sobre o assunto, onde toda a turma como sempre muito polêmica expôs o seu ponto de vista, uns concordando, outros discordando, argumentando e o mais importante: trocando ideias e conceitos.
Abaixo segue o nosso vídeo apresentado. Esperamos que gostem.


 





Bjimmmmmmmmmmmm até sábado que vem...

MÓD. 11 - Aula 03 (02/03)


Oi amigos, mediante a propostas de uma das PPS, tivemos nossa aula de sábado substituída por uma visita à Cinemateca, localizada na Rua Carlos Cavalcanti – Centro, nº 1174 – Curitiba. Nossa visita foi no dia 02/03/2012 (sexta- feira) no período da tarde. Na ocasião tivemos a oportunidade de assistir um filme brasileiro de 2003 denominado “O preço da Paz” , cujo qual recomendo à quem não assistiu que assista, pois é de um roteiro muito instrutivo e bem dirigido. Após o filme fizemos uma visita guiada ao local com a ajuda de um dos funcionários Marcos, que nos tirou algumas dúvidas e nos mostrou boa parte do processo de edição e manipulação dos filmes.